127 mil tiveram voos cancelados no Brasil no 1º trimestre, mostra estudo

No primeiro trimestre de 2021, 127,9 mil passageiros foram afetados pelo cancelamento de voos no Brasil, segundo estudo da AirHelp, empresa especializada em direitos de passageiros aéreos. Outros 667,9 mil sofreram atrasos no embarque nos aeroportos do país, mostra o levantamento.

Juntos, os passageiros afetados pelos problemas correspondem a uma em cada 12 pessoas que partiram de aeroportos brasileiros nos três primeiros meses do ano.

Mesmo no contexto da pandemia, a especialista da AirHelp em direitos dos passageiros, Lyz Busi, afirma que os passageiros podem solicitar indenização às companhias aéreas por eventuais danos causados pelos cancelamentos ou atrasos, exceto em situações que fujam ao controle das empresas, como fechamento de fronteiras ou proibição de voos entre países e condições climáticas adversas.

“Pela pesquisa, vimos que a grande maioria dos passageiros brasileiros não conhece os seus direitos com relação ao voo. Tem muita gente que por conta da pandemia acha que não tem direito nenhum”, afirma.

Segundo o levantamento, cerca de 110,4 mil passageiros podem solicitar compensação financeira pelos atrasos e cancelamentos que ocorreram nos aeroportos brasileiros nos três primeiros meses deste ano junto às companhias aéreas. Desde o início da pandemia, a empresa estima que mais de 375,7 mil passageiros brasileiros seriam elegíveis para pleitear indenizações que podem chegar a cerca de até R$ 5 mil por pessoa por problemas com voos no país.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, foi o que teve o maior número de passageiros afetados por cancelamentos — 17.650 no primeiro trimestre. Depois aparece o Aeroporto de Congonhas com 16.430, seguido do Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com 11.050.

Guarulhos também teve a maior quantidade nominal de passageiros afetados por atrasos de mais de 4 horas em voos no primeiro trimestre: 2.240. O Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, vem logo depois, com 1.810 pessoas afetadas, seguido do Aeroporto de Manaus, que teve 650 passageiros que sofreram com os atrasos no período.



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