4 motivos para empreender na crise

Tenho conversado bastante com potenciais empreendedores que compartilham suas angústias sobre o momento que vivemos, suas questões sobre a vida pós pandemia e a dúvida cruel de qual o momento certo para empreender.

Aos mais jovens costumo dizer duas coisas: uma crença e uma constatação empírica. A crença é que esperar um momento apropriado para empreender no Brasil é como esperar por Godot! A constatação empírica é que os períodos mais rentáveis nos meus empreendimentos foram em anos de crises.

Insisto que é uma constatação apenas! Não realizei nenhum estudo científico que comprove minha percepção mas variações patrimoniais positivas e consistentes ao longo do tempo (e das crises) costumam ser um indicador confiável.

Procurando me aprofundar sobre as possíveis causas desses resultados ou fatores a eles correlacionados, consigo identificar alguns elementos presentes nas oportunidades que tive, empreendendo em crises.

1 – Start-up Costs mais reduzidos

Em uma economia deprimida os custos para começar um negócio tendem a ser bem menores, do aluguel do imóvel aos equipamentos necessários, até a maior oferta de mão de obra por salários e benefícios menores. Nada como uma recessão para exercitar sua capacidade de negociação e a disposição de quem precisa vender. Existem também muitos ativos baratinhos de quem ficou pelo caminho.

2 – As sábias palavras de Warren Buffett

“Seja ganancioso quando os outros estiverem com medo e medroso quando os outros forem gananciosos”.

A frase originariamente se aplicava ao mercado financeiro e à bolsa de valores mas vale também para você, empreendedor.

No meio da crise o medo paralisa as pessoas e as empresas que, preocupadas intensamente com a própria sobrevivência, dificilmente estarão atentas às oportunidades que se apresentem, ou dispostas a correr riscos e inovar. Eu sei que deveria ser o oposto mas não é. Em terra arrasada a concorrência é menor, mais lenta e menos determinada.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Negócios, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu