8 dicas para tornar sua empresa mais inovadora

A pandemia do novo coronavírus tornou mais urgente para as empresas uma necessidade que as rápidas mudanças tecnológicas e de estilo de vida dos últimos anos tinham criado: inovar constantemente.

“Sempre haverá alguém que está pensando em como atender melhor o seu cliente. Que essa pessoa seja você”, diz Pedro Waengertner, professor de inovação e empreendedorismo e fundador da Ace Startups, três vezes eleita a melhor aceleradora de startups da América Latina. Em parceria com a EXAME Academy, divisão de educação da EXAME, a Ace está lançando o curso online Inovação na Prática.

O olhar atento para a transformação do negócio é ainda mais fundamental em momentos de crise como o atual. “Quem está apenas preocupado em sobreviver e cortar custos terá perdido uma oportunidade importante e relativamente única de dar um salto quando a pandemia acabar”, diz Carolina da Costa, professora e fundadora do centro de inovação do Insper e sócia do fundo Mauá Capital para novos modelos de negócio.

Mas criar uma cultura de inovação dentro de um negócio de qualquer porte não é simples – e não há uma única maneira de fazer isso. Dispor-se a experimentar caminhos diferentes, investir em startups e criar uma unidade formal de inovação dentro da empresa são algumas das sugestões dos especialistas aos empreendedores que precisam se reinventar. Leia a seguir oito dicas para transformar seu negócio e se antecipar às mudanças do mercado.

1 – “Mate” seu próprio negócio

Diversos eventos podem prejudicar o negócio de uma empresa. Novas tecnologias, canais de venda, competidores, crises econômicas ou até uma pandemia como a atual. A empresa precisa não só estar atenta a essas ameaças como deve se adiantar a elas. “Sabemos que os negócios têm ciclos e esses ciclos estão se encurtando”, diz Waengertner.

O surto da infecção respiratória covid-19, por exemplo, exigiu que empresas tivessem canais de venda e atendimento digitais. Quem já estava investindo nessas iniciativas, ainda que as vendas físicas fossem muito mais relevantes, sofreu menos e conseguiu manter parte das receitas apesar das medidas de isolamento social e do fechamento do comércio físico no Brasil. Quem não tinha esses canais precisou se adaptar de uma hora para outra, perdendo dias ou semanas de venda.

2 – Mantenha o foco no cliente

As empresas mais inovadoras não são aquelas com a tecnologia de última geração, diz Waengertner, mas as que entendem o que o cliente busca e entregam com excelência. A tecnologia muda. Por isso, para blindar a empresa contra a crise é necessário estar atento ao cliente. Um exemplo nesse sentido é a Amazon. “Mesmo com todos os problemas, como as discussões sobre o impacto da Amazon no meio ambiente ou sobre a contaminação de funcionários pelo coronavírus nos centros de distribuição, a Amazon é a marca mais valiosa do mundo”, afirma o fundador da Ace. Segundo o professor, isso acontece porque a varejista americana supera as expectativas dos clientes e consegue até prever o que eles vão querer comprar.

Não é preciso ter uma grande estrutura de inteligência artificial – pegar o telefone e ligar para o cliente funciona muito bem. Para Costa, isso também exige um exercício de empatia, de se colocar no lugar do cliente para entender suas necessidades, sua jornada de compra ou seus problemas com a empresa, marca ou produto.

3 – Priorize

Em qualquer área da empresa há diversas oportunidades de inovação, do departamento de recursos humanos ao financeiro. Até mesmo para vender produtos há vários canais, muito além das lojas físicas e do comércio eletrônico. Plataformas de marketplace, redes sociais como o Instagram ou até o Whatsapp, com envio da maquininha ao cliente ou link de pagamento online, são opções válidas. Com um orçamento e equipes limitados, como saber em qual oportunidade investir primeiro? Waengertner aconselha identificar a avenida que, com o menor investimento, tem a oportunidade de trazer mais resultados.

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