Curitiba Social Mix 2019 têm recorde de público

Debates e palestras relacionados a cultura digital reuniram mais de mil participantes na 9ª edição do Curitiba Social Mix, no último sábado (19), no Centro Europeu.

O evento contou com a presença dos maiores especialistas do setor para abordar temas como estratégias dos influenciadores digitais brasileiros, canais de conversa e o uso de dados, como tirar a sua startutp do papel, a educação na era dos Geeks, canais de conversa e uso de dados, casos de sucesso e insights sobre o que as empresas e pessoas precisam fazer para se destacar no mundo digital.

O idealizador do CSM 2019, Sandro Rodrigues, conta que a esta 9ª edição do evento superou as expectativas de público e de discussões. “Tivemos discussões de alto nível em três áreas de conteúdo simultâneo, totalizando as tradicionais 12 horas ininterruptas de evento. Foi disparado a melhor edição dos últimos cinco anos”, conta

CASES – Entre as palestras de destaque, o evento trouxe a experiência de 20 anos de atuação na internet do cartunista Maurício Ricardo. Com o charges.com, o artista abriu espaço em programas da Rede Globo, como o Fantástico e Big Brother Brasil.

Em sua participação, o “isentão profissional”, como se apresenta, abordou as mudanças na internet. “Com cada mudança dessas, ao longo de 20 anos, vários foram ficando pelo caminho. Então tentei transmitir para as pessoas algumas das minhas estratégias com as quais me mantive vivo e relevante”, disse Maurício Ricardo. O canal Fala M.R., criado por Maurício Ricardo há cerca de oito meses, já tem mais de 100 mil inscritos.

O Supervisor Executivo de Mídias Sociais na Rede Globo no Rio de Janeiro , Carlos Alberto Ferreira Júnior falou sobre canais de conversa e uso de dados. Segundo ele, a cultura de monitoramento de dados deve caminhar junto com as redes sociais. “No dia a dia, o planejamento é essencial e a verificação diária das informações também. Quando o post está no ar, é preciso acompanhar sua performance. Não adianta publicar e deixar pra lá, é preciso acompanhar e entender o que o público está falando”, alertou.
Em termos de números, a Rede Globo contou, apenas em 2018, com mais de 30 milhões de interações apenas no Facebook.
O publicitário Rodrigo Sanches, que atua e tem como principal case de sucesso o marketing do Paraná Clube, palestrou sobre os insights, engajamento e resultados da humanização das redes sociais do clube. Em 2017, quando assumiu a conta, o Paraná Clube foi o terceiro time que mais cresceu nas redes, as publicações atraíram público para o estádio e aumentaram a renda fixa do clube com novos sócios-torcedores. “Mostramos casos de sucesso que a gente teve e as estratégias que utilizamos para linguagem e conteúdo, incluindo assuntos polêmicos. [O sucesso] é você ter referências, analisando perfis criativos e principalmente estar ligado nos assuntos do dia a dia. Eu ico 17 horas no computador e o tempo todo vendo noticias”, explica Sanches.
CONTEÚDO – O Curitiba Social Mix também teve a participação de criadores de um tipo de conteúdo relativamente novo no Brasil: os podcasts. Estavam presentes Kell Bonassoli, Leticia Dáquer (Pistolando), Pablo de Assis (Mitografias), Edward Schimitz (Vida nos Trilhos) e lvan Mizanzuk (Projeto Humanos e Anticast).

Segundo Mizanzuk, há espaço para crescimento e quem quer começar basta ter coragem e força de vontade. “Para a gente que está há tanto tempo produzindo, 2019 está sendo o ano do podcast. Eu costumo dizer que tudo o que você vai fazer pela primeira vez, vai dar errado. Então, comece o quanto antes para errar rápido e depois você aprende no meio do caminho”, garante.

O uso do humor nas redes sociais também foi tema de debate. O psicólogo e educador especializado em humor, Fernando Botto, disse que é necessário adequar esse humor ao seu público. “Lembre-se que se você não rir daquela piada, outras pessoas também não vão rir, então é muito difícil funcionar”.

À tarde, Gustavo Chagas falou sobre a experiência de trabalhar com os canais do YouTube Porta dos Fundos e Paranfernalha. Chagas destacou a importância de eventos como o Curitiba Social Mix para apresentar novas possibilidades ao público.

“Quando eu comecei, eu não fazia ideia do que queria fazer. Este ajuda as pessoas terem ideia do que é o mercado de cultural e mídia digital no Brasil. Abre a mente. Por isso acho isso aqui importantíssimo”.

A influenciadora Caroline Abreu, foi uma das convidadas que contou a sua história de superação e transformação e o que considera ser a chave para o sucesso nas redes sociais. “O principal segredo é a empatia. O meu público sou eu também. É uma corrente que se ajuda. Nós temos muitos críticos e poucos incentivadores. Para quem quiser ser influenciador, comece a ter o olhar de entender o seu público. Antes de qualquer estratégia de marketing, o essencial é você conhecer as pessoas para poder agregar na vida delas”.

Alexandre Inagaki falou sobre Gerenciamento de Crises para o público que começou a noite na sala Social Mix. Em tempos de fake news, Inagaki apresentou cases e debateu alternativas para contornar adversidades na condução de um negócio digital. Presente desde as primeiras edições do Curitiba Social Mix, Inagaki elogiou o fato de o evento acompanhar as transformações que acontecem no mundo digital ao longo dos tempos “O CSMix é um evento que amadureceu e acompanha a evolução da internet”.

Repercussão – As palestras agregaram conhecimento e receberam elogios dos participantes. “Foi muito produtivo participar deste evento, que agrega valor para quem está iniciando na área de comunicação, ajuda a entender melhor esse mundo digital e inovador”, afirmou a jornalista Veridiana Toledo.

O empresário Rafael Schmitt participou pela primeira vez do evento. “Programação interessante para todo tipo de público. Temas atuais e palestrantes de alto nível. Me surpreendi”, disse

De acordo com o CEO do Centro Europeu, Ronaldo Cavalheri, o surgimento do Curitiba Social Mix e toda a evolução do mercado digital ao longo dos anos, demonstra claramente as mudanças que o mercado de trabalho está exigindo dos profissionais em todos os segmentos. “Não há mais espaço para desinformação. Vivemos uma era de inovações, com uma velocidade nunca vista e tecnologias avançadas como a inteligência artificial, internet das coisas e a robótica, e que irão substituir muitas pessoas que não se adaptarem as novas realidades do mercado de trabalho, conclui Ronaldo.

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