PSDB: pré-candidatos querem conciliar crescimento econômico e preservação

O compromisso com uma agenda que concilie crescimento econômico e preservação do meio ambiente foi consenso entre os três presidenciáveis do PSDB que participaram na sexta-feira, 12, do debate promovido pelo Estadão. O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, afirmou que o governo federal deve adotar uma política de “desmatamento zero” para ganhar credibilidade perante o mundo e punir com rigor responsáveis pela destruição de florestas. “Credibilidade inclusive para o comércio de outros produtos que não tenham relação com a floresta”, disse ele.

“Não precisa de desmatamento para crescer economicamente”, disse o governador gaúcho, ao ser questionado pelo diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, sobre ações possíveis para tentar reverter o cenário atual de desmatamento.

Quer saber tudo sobre a corrida eleitoral de 2022? Assine a EXAME e fique por dentro.

No mesmo tema, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio questionou o governador de São Paulo, João Doria, sobre sua posição a respeito da Zona Franca de Manaus. Virgílio afirmou que é “descabido” advogar contra a manutenção do polo industrial que, segundo ele, contribui para a preservação da Floresta Amazônica.

Fundo ambiental

Doria disse não ser contra o polo e defendeu a criação de um “fundo ambiental” com a participação das empresas que estão na Zona Franca. Para o governador paulista, isso demonstraria o esforço para manter a floresta preservada. “Sou a favor da formação de um fundo soberano composto por todas as empresas que estão na Zona Franca de Manaus, um fundo verde, um fundo ambiental, para que fique claro para o Brasil e para o mundo que aquelas empresas contribuem efetivamente com investimento para manter a floresta e o trabalho de caboclos e ribeirinhos com a floresta de pé”, declarou.

“Se nós tivéssemos todos aqueles empregados na Zona Franca de Manaus demitidos, essas pessoas ficaria sem trabalho e provavelmente estariam vulneráveis para aqueles que preferem derrubar árvores a preservar árvores”, continuou Doria. “Eu sou a favor da manutenção de árvores e do plantio de árvores e também da manutenção dos territórios indígenas e dos territórios ribeirinhos no Amazonas.”

O debate de ontem foi mediado pela colunista do Estadão Eliane Cantanhêde. Doria, Leite e Virgílio responderam a questionamentos feitos por jornalistas do Estadão e da Rádio Eldorado e por convidados que enviaram perguntas. O evento foi transmitido pela TV Estadão e em todas as plataformas do jornal.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu