Acordo de R$ 1,5 bilhão entre Cogna e Eleva frustra investidores | Invest

A companhia de educação Cogna, divulgou ontem à noite a assinatura de um acordo com a Eleva, empresa focada no ensino básico, para troca de ativos entre as duas companhias. Pelo acordo,  a Eleva vende seus sistema de ensino para a Vasta, subsidiária da Cogna. Em contrapartida, a empresa compra todas as escolas de ensino fundamental da Saber, outra subsidiária da Cogna, que possui 51 unidades. No total, a transação envolve 1,5 bilhão de reais. O acordo ainda precisa passar pelo Cade.

Quer saber qual o setor mais quente da bolsa no meio deste vaivém? Assine a EXAME Research

Pelo acordo a Vasta vai pagar 580 milhões de reais pelo sistema de ensino da Eleva, que tem atualmente 177 mil estudantes. O valor será pago em  parcelas  ao  longo  de cinco anos. Já a Eleva vai pagar 964 milhões de reais pelas 51 escolas da Saber,  com 31 mil estudantes. Desse montante, 625 milhões de reais serão pagos em  parcelas  ao  longo  de  cinco anos. O restante será pago em debêntures conversíveis a serem emitidas  pela  Eleva no  fechamento  da  transação.

As  debêntures  serão  quitadas 30 meses após  o fechamento da transação. Em caso de realização de IPO da Eleva, as debêntures serão convertidas em ações, e a Cogna passará a ser acionista da Eleva. No entanto, mesmo como acionista, ela não vai compor o bloco de controle da Eleva, e terá restrições para aumentar sua participação na companhia.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Negócios, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu