Estudo leva em consideração versões das cinco gerações do modelo produzidas no Brasil
São Paulo – A versão GLi da geração G4 do Toyota Corolla perde 4,89% do seu valor por ano e é a que menos se desvaloriza entre as cinco gerações do carro produzidas no país. Já a versão SE-G automática é a que mais se desvaloriza: perde 10,19% do seu valor anualmente. É o que mostra um estudo da KBB Brasil.
No levantamento, foi aplicado o conceito de desvalorização, que leva em consideração todo o período de vida dos modelos analisados e consiste na comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores.
Apesar do sedã estar presente há quase três décadas por aqui, o estudo se refere apenas às gerações fabricadas no país, que competem diretamente na categoria hatchback compacto, já que são vendidas pela mesma faixa de preço.
A primeira geração nacional (G1) foi produzida de 1999 até 2002; a segunda (G2), de 2003 a 2008; a terceira (G3), de 2009 a 2014; a quarta (G4), de 2015 a 2019; e a quinta (G5) começou a ser produzida no Brasil este ano, como modelo 2020.
Veja abaixo os principais resultados coletados pela KBB. As versões GLi, XEi e Altis são as versões de entrada, intermediária e de luxo do modelo, respectivamente:
Altis
Analisando as versões do Altis do Toyota Corolla, há uma menor diferença entre as gerações. As da geração G4 desvalorizam 7,59%, enquanto as da G3 apresentam taxas de desvalorização de 7,69% ao ano.
Xei
A versão XEi apresenta índices distintos entre as gerações. O Corolla da quarta geração desvaloriza mais: 9,02%, enquanto o XEi 1.8 16V AT automático da G2 registra a menor taxa de desvalorização: 7,36%.
GLi
A versão de entrada GLi da geração G4 se destaca com a porcentagem mais baixa do estudo: desvalorização de 4,89%. Já a geração anterior perde 7,26% do seu valor anualmente.
XLi
O Toyota Corolla XLi, que se manteve de 1999 a 2014 no mercado, perde mais valor na versão 1.8 16V AT automática G1: 8,15% ao ano, ao passo que a mesma versão da G3 desvaloriza 6,04% anualmente.
SE-G
O automóvel SE-G 1.8 16V AT automático de 1999 a 2002 é o mais desvalorizado: perde 10,19% ao ano.