Assembleia de SP aprova e feriado de 9 de julho será na segunda (25)

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, nesta quinta-feira, 21, o projeto de lei que antecipa o feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 9 de julho para a próxima segunda-feira, 25. A medida foi proposta pelo governador João Doria (PSDB) e é parte da estratégia para aumentar a taxa de isolamento social e evitar medidas mais drásticas para conter a disseminação do novo coronavírus.

Com a antecipação, a cidade de São Paulo, a mais atingida pela pandemia do coronavírus no país, tem um megaferiado de seis dias que começou na quarta-feira, 20, com a antecipação de dois feriados municipais.

Corpus Christi, previsto para 11 de junho, e Consciência Negra, marcado para 20 de novembro, foram transferidos para a quarta e a quinta-feira. Na sexta é ponto facultativo.

No Plano São Paulo, protocolo estabelecido pelo Comitê da Saúde do governo do estado no enfrentamento à covid-19, há alguns quesitos para afrouxar a quarentena. Um deles é a taxa de isolamento social, medida diariamente. É justamente neste ponto que o megaferiado pode influenciar.

A meta é atingir, pelo menos, 55% de isolamento social. Durante a semana, este índice tem ficado abaixo dos 50%. Somente aos finais de semana e feriados é que a taxa sobe.

Apesar de ter aumentado, o isolamento social no primeiro dia do feriado prolongado não chegou ao ideal. A taxa na capital passou de 49%, na terça-feira, para 51%, na quarta. No estado o valor também subiu, passando de 48% para 49%.

“Os feriados não foram antecipados para diversão, lazer e viagem, foram antecipado para garantia da vida. Mas temos que ir além. A recomendação da saúde é para que tenha um índice de 55% de isolamento”, disse Doria em entrevista nesta quinta-feira.

Questionado sobre se com este patamar de isolamento, o lockdown seria o próximo passo, o governador disse que ainda é cedo para ter um diagnóstico.

“Vamos aguardar o resultado na segunda-feira e aí poderemos avaliar quais são os próximos passos. Um passo de cada vez”, afirmou.

O estado de São Paulo passou a marca dos 70 mil infectados pela covid-19. Agora são 73.739 casos confirmados e 5.558. Em um dia foram mais 4.080 testes positivos e 195 vítimas. Os dados foram atualizados pela Secretaria de Saúde.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu