Associação dos Centros de Atividades Físicas do Brasil emite nota de repúdio ao Programa de Responsabilidade Sanitária da prefeitura

A Associação dos Centros de Atividades Físicas do Brasil, com sede em Curitiba, emitiu uma nota de repúdio ao prefeito da capital paranaense, Rafael Greca, e ao Programa de Responsabilidade Sanitária e Social da cidade, que demonstra por meio de cores o nível da pandemia da Covid-19 em Curitiba e a situação das restrições em que a capital se encontra.

Atualmente, as academias e outros estabelecimentos, se enquadram na bandeira amarela, de alerta, e podem funcionar, mas com o cumprimento de protocolos de saúde.

Semanalmente a prefeitura analisa os indicadores da doença na cidade –  o que pode balizar a alteração das bandeiras – para laranja (médio risco) e vermelha (alto risco); nesses dois casos é determinado o fechamento de locais.

A ACAF pede que no status da bandeira laranja haja apenas a recomendação de suspensão e não a obrigatoriedade de fechamento como está hoje no documento.

A categoria entende que o serviço dos centros de atividades físicas deve ser considerado essencial nesse momento. A ACAF afirma que está tomando todas as medidas necessárias dentro dos estabelecimentos, seguindo à risca as orientações das autoridades.

Em nota, a prefeitura de Curitiba informa que os protocolos e orientações estabelecidos pela Secretaria Municipal da Saúde para vários setores visam controlar o avanço da Covid-19 em toda a cidade – eles são estabelecidos com base em critérios científicos para assegurar um melhor resultado para a saúde pública. Ainda segundo a administração municipal, o Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social traça um cenário futuro, para o caso de ampliação da doença na cidade. Caso essa situação venha a ocorrer, tanto academias quanto outros setores precisarão ter restrições de funcionamento.

Atualmente, Curitiba como um todo encontra-se na Bandeira Amarela.

Continue lendo

Recomendados