Black Friday: conheça as estratégias do comércio para driblar a inflação

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Cashback, frete grátis e financiamento a perder de vista serão os atrativos da “Black Friday da inflação“. Com a alta de preços batendo quase 11% nos últimos 12 meses, o orçamento das famílias ficou comprometido e também a margem de lucro das varejistas.

A estratégia tem sido oferecer outros atrativos para além do tradicional desconto no preço. Uma das que adotaram essa abordagem é a Via, detentora das marcas Ponto e Casas Bahia, que está dividindo em até 30 vezes sem juros as compras, com o primeiro pagamento só para daqui a 100 dias, ou seja, em 2022, em compras no cartão das lojas.

E, durante novembro, os clientes podem renegociar as parcelas do carnê em atraso, tendo desconto de até 90% do valor, além de reparcelamento da dívida em até 36 vezes.

O superintendente de recuperação de crédito da Via, Danilo Machado Rosati, diz que as decisões foram tomadas diante do impacto da pandemia no orçamento das pessoas:

— Dessa forma, elas podem se organizar e aproveitar as promoções da Black Friday. Comprar agora e pagar depois é uma oportunidade de consumo à população desbancarizada.

Destaque para produtos mais caros

Na Havan, cuja expectativa é superar o desempenho do ano passado, os clientes que compram no cartão da loja podem parcelar em até 15 vezes sem juros ou 10 vezes sem juros e sem entrada entre as promoções de Black Friday.

A empresa tem ainda o “pula-pula”, na qual o consumidor paga a primeira parcela somente após 60 dias.

Outra tática para atrair o consumidor é a de diversificar ainda mais os produtos. As empresas tentam identificar tendências, principalmente via redes sociais, para serem mais assertivas nas ofertas ou destacarem peças mais caras para atender classes mais altas.

Dessa forma, equilibram as vendas com o consumidor mais fragilizado.

Frete grátis é chamariz

A Amazon fez um combo de ações que compreende exclusividade para clientes prime, frete grátis, ofertas do aplicativo e uma seleção de itens em promoção a cada dia, além dos descontos. Quanto ao parcelamento: em até 10 vezes sem juros, e em até 12 vezes para dispositivos Amazon.

— Os descontos terão tempo limitado em diversas categorias, além de cupons do dia com ofertas exclusivas no aplicativo da Amazon Brasil — pontua Marcelo Giugliano, líder de varejo na Amazon Brasil.

A linha é semelhante à adotada pelo Mercado Livre que, a partir das principais buscas da plataforma, redireciona qual será o produto com o maior desconto na semana.

Na esteira da diversificação, o Magazine Luiza aposta mais em produtos da linha premium e investe com força na categoria de alimentos para 2021.

— Vamos ter (ofertas) para todos os bolsos, mas nosso foco são os itens mais específicos porque vemos que ano a ano esta é uma data em que as pessoas compram seus objetos de desejo, como um celular mais caro, televisores de telas maiores ou máquina de lavar e secar — argumenta o diretor-executivo de Planejamento Comercial do Magalu, Luiz Fernando Rego.



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