Brasília em Off: CPI da Covid preocupa Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, está preocupado com os efeitos da CPI da Covid no andamento da agenda de reformas no Senado. Para ele, o presidente da casa, Rodrigo Pacheco, corre o risco de ser capturado pelas brigas dentro da comissão, o que acabaria roubando três meses do debate econômico.

Enquanto isso, o comandante da Câmara, Arthur Lira, está aproveitando para deslanchar as reformas administrativa, tributária e as privatizações da Eletrobras e dos Correios. O importante agora, segundo um interlocutor do ministro, é tentar tirar Pacheco do olho do furacão e fazer com que ele se dedique à agenda antes que a janela para a aprovação das propostas se feche com a começo da corrida eleitoral de 2022.

Protagonismo

A CPI pode até atrapalhar, mas o próprio Pacheco não tem nenhuma intenção de ser ofuscado por Lira. Como o Ministério da Economia decidiu começar pela Câmara a parte da reforma tributária que trata de impostos sobre renda e consumo (tudo o que inclui PIS/Cofins, IR e IPI), o Senado ficará com a criação de um programa de renegociação de dívidas tributárias. Assim, a Câmara terá a parte mais árida da reforma e o Senado o filé.

Pacheco, aliás, tem um projeto sobre renegociação já tramitando e vai dar a relatoria para o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE).



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu