
Carrefour (Germano Lüders/Exame)
O varejista Grupo Carrefour Brasil divulgou em fato relevante na madrugada desta quarta-feira, 24, que chegou a um acordo para comprar o Grupo Big Brasil, por 7,5 bilhões de reais. O grupo Big, controlado pelo fundo de investimentos Advent International e pelo Walmart, é dono de marcas como Big, Super Bompreço, Maxxi Atacado, Walmart e Sam’s Club no Brasil e tem mais de 55 mil funcionários no Brasil. Além disso, o grupo Big é dono do ativo imobiliário de 181 lojas (4% do total) e de mais 38 propriedades, que somam valor de 7 bilhões de reais.
Segundo o comunicado divulgado, a aquisição “expandirá a presença do Carrefour Brasil em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento”. ” A transação também vai reforçar a presença do Carrefour Brasil em formatos nos quais tem presença mais limitada, em particular os supermercados (99 lojas Bompreço e Nacional) e soft discount (97 lojas Todo Dia)”. O comunicado diz ainda que a complementariedade dos negócios vai ampliar a base de clientes do Carrefour no Brasil de 45 milhões para 60 milhões de clientes.
Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, afirmou que “a aquisição do Grupo BIG marca um grande passo em nosso desenvolvimento, ampliando a nossa presença geográfica em certos estados, expandindo a nossa atuação em formatos, além de adicionar um modelo muito promissor e que ainda não operamos – Sam’s Club”.
Patrice Etlin, Sócio Sênior e Membro do Comitê Executivo Global da Advent International, afirmou que “estamos muito orgulhosos da transformação implementada juntamente ao Walmart e diretoria do Grupo BIG, fazendo com que o Carrefour adicione um time de primeira linha e uma formidável rede de lojas.”
O Carrefour informou que identificou potencial de sinergias que ampliem o ebitda (lucro operacional) em 1,7 bilhão de reais anualmente três anos após a conclusão da operação. Entre as prioridades estão converter as unidades Maxxi para a bandeira Atacadão e parte das lojas Big e Big Bompreço para as bandeiras Atacadão e Sam’s Club. As demais lojas devem ser convertidas para a bandeira de hipermercados Carrefour. Outra prioridade é o avanço dos canais digitais, um dos principais ganhos do Carrefour durante a pandemia da covid-19.
O acordo fechado inclui um adiantamento de 900 milhões de reais ao grupo Big, e um pagamento adicional condicional à valorização das ações do Carrefour Brasil. Concluída a operação, ainda sujeita à aprovação legal, o Grupo Carrefour terá 67,7% de participação no Grupo Carrefour Brasil (ante 71,6% de hoje) e a Península Participações terá 7,2%, enquanto Advent e Walmart terão juntos 5,6%.
Nova mudança
O negócio marca mais uma mudança na história do Walmart no Brasil marcada pela dificuldade de adaptação ao país — ficou famosa a história de que nos primeiros anos a varejista vendia até equipamento de neve no país.
O Advent comprou 80% da operação brasileira da maior varejista do mundo em 2018. Sem pagar um real, o Advent ficou com 80% da operação do Walmart no Brasil, e se comprometeu a investir 2 bilhões de reais na empresa até 2021. Foi o maior negócio do fundo em duas décadas no país e também o mais desafiador.
O interesse do Advent veio com a crise econômica. Em 2016, a gestora buscava empresas para investir o dinheiro de um fundo de 2,1 bilhões de dólares levantado com foco na América Latina. Para entrar no ramo de supermercados a oportunidade disponível era de um gigante que na época faturava 28 bilhões de reais no país.
Um ano após a compra, os novos controladores abriram mão da marca Walmart e transformaram a empresa em Grupo Big. Luiz Fazzio, ex-Carrefour, assumiu a presidência e priorizou a expansão e modernização das redes Maxxi e Sam’s Club, que tem produtor importados e cobra uma taxa anual de seus clientes.