Casamento entre ciência e setor privado no Brasil é impossível, diz economista

Quem veio primeiro: a falta de investimento em ciência e tecnologia por parte do governo e do setor privado ou a baixa inovação encontrada nas companhias brasileiras? Como o paradoxo do ovo e da galinha, ninguém sabe a resposta exata – o que se sabe, com certeza, é que nos últimos anos o Brasil vem investindo cada vez menos no desenvolvimento científico e que os frutos disso (mais do que para a pesquisas) também são econômicos.

A pandemia mexeu com a economia e os negócios no mundo todo. Venha aprender com quem conhece na EXAME Research

Em 2017, o Brasil destinava apenas 0,8% do produto interno bruto (PIB) — na época na casa dos 2 trilhões de dólares — para pesquisa e desenvolvimento. Nos Estados Unidos, um dos países que lideram o ranking mundial, o investimento representou 2,8% dos 19,4 trilhões de dólares do PIB no mesmo ano.

“O Brasil teve vários problemas fiscais de 2016 para cá e entramos em uma recessão – e a ciência foi a área que os governos decidiram cortar, o que é um erro grave, porque, na hora da crise, é onde mais se precisa de verba”, explica o economista Paulo Feldmann, professor associado na Faculdade de Economia e Administração da USP e pesquisador na Universidade Fudan, na China, em entrevista à EXAME.

Mesmo num ano de pandemia, dados do MCTI mostram que em 2020 foi investido 1,4 bilhão de reais na subárea de desenvolvimento científico (que engloba auxílio estudantil e apoio financeiro a pesquisadores, por meio da Capes e do CNPq, programas que tiveram cortes nos últimos anos). O número representa apenas 16% dos 8,6 bilhões de reais investidos pelo ministério em 2014.

Desenvolver uma vacina brasileira nesse cenário não é fácil, mas isso não significa que os cientistas não estão tentando. Na pior das hipóteses, segundo os pesquisadores ouvidos pela EXAME para a edição deste mês da revista, fica a tecnologia para futuras pandemias – e a certeza de que a ciência precisa ser mais valorizada.  

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu