Cerca de 40% dos paranaenses ainda não entregaram a Declaração do Imposto de Renda

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Muitos paranaenses seguiram a tradição de deixar para última hora o envio da declaração do Imposto de Renda. O prazo termina às 23 horas e 59 minutos desta sexta-feira, dia 28 de abril. A Receita Federal informou que está preparada para receber as declarações, mas faz um alerta: o sistema pode ficar sobrecarregado durante esta semana e especialmente no dia em que vence o prazo para a entrega.

Segundo dados da Receita Federal, até o fim da tarde desta segunda-feira, um milhão, oitenta e sete mil e quinhentas declarações foram enviadas, o que representa um pouco mais de 60% do total esperado para este ano. Somente no Paraná, a expectativa é para a entrega de um milhão e oitocentas mil declarações.

Para evitar problemas futuros, o contribuinte deve tomar cuidado com a pressa nesta reta final. O assistente da superintendência da Receita Federal no Paraná, Vergílio Concetta, dá algumas dicas importantes.

Os paranaenses podem aproveitar este momento para fazer doações a instituições assistenciais justamente por meio do Imposto de Renda. No entanto, isto pode ser realizado apenas para entidades que estão cadastradas no Fundo de Infância e Adolescência, explica Concetta.

Para instituições de outros setores, Vergílio Concetta afirma que as doações podem ser efetuadas durante todo o ano e posteriormente deduzidas no Imposto de Renda.

Muitas instituições aproveitam esta época para chamar atenção dos contribuintes sobre a possibilidade de doações. A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas é uma delas. A entidade depende de recursos vindos do Imposto de Renda para fazer uma série de ações para o hospital. O dinheiro é revertido, por exemplo, na aquisição de equipamentos médicos e de insumos básicos para os pacientes.

A superintendente da Associação, Maria Elisa Ferraz Paciornik, ressalta que qualquer valor é importante para a instituição.

Segundo Maria Elisa, o contribuinte que quer fazer doação pode ficar um pouco receoso, mas existem informações de fácil acesso para que ele não fique com medo e conclua todo o processo.

Lembrando ainda que o programa da Receita Federal para a declaração do imposto de renda ajuda o contribuinte a calcular esta doação ou a contabilizar quanto ainda é possível fazer agora na reta final, para o fundo da infância e da adolescência.

Repórter Joyce Carvalho

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu