ClearSale cresce no 3º tri, mas efeitos não recorrentes derrubam lucro

A ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude, mostrou em seu primeiro balanço um resultado alinhado com o prospecto de abertura de capital: aumentou a receita em 23,8% na comparação anual, atingindo R$ 116,2 milhões, e derrubou a margem bruta em 8,9 p.p. na comparação com o terceiro trimestre de 2020. O objetivo é, como em muitas empresas de tecnologia, crescer de forma acelerada. Como resultado dessa estratégia, somada aos efeitos não recorrentes de custos com IPO e plano de incentivo de executivos, o lucro líquido passou de 4,1 milhões para -45,2 milhões. Excluindo esses efeitos, o lucro líquido ajustado ficaria  positivo em 7 milhões, crescimento de 3,9% na comparação anual.

 Aproveite a nova temporada de balanços para investir! Baixe o e-book gratuito “Indicadores de valor: como ler o balanço de uma empresa”

A principal avenida para o crescimento da companhia, também como prometido aos investidores, está na operação de “Onboarding” — que se dedica a fornecer segurança a operações principalmente financeiras, barrando fraudes de cadastro — que cresceu 61% em receita líquida, atingindo R$ 33 milhões. A maior vertical permanece sendo a de soluções antifraude para e-commerce, que somou R$ 68,8 milhões (crescimento de 13%) nos clientes nacionais e R$ 14,5 milhões (crescimento também de 13%) com os clientes internacionais.

O número de clientes dentro dessa vertical ajudou a empurrar a receita para cima, nas palavras do CEO, Bernardo Lustosa. No terceiro trimestre, a companhia aumentou em 32,4% a base de clientes, atingindo 5,020 mil. Desse total, a vertical de Onboarding passou a ter 162 clientes (ante 148 no ano passado). 

O diferencial da ferramenta está, como a companhia afirma, na riqueza de dados que construiu ao longo dos anos. Com um data lake de mais de 3 bilhões de dados, o objetivo da ClearSale é autenticar transações com um cruzamento múltiplo de informações, evitando o uso de ferramentas como biometria. O objetivo final é criar uma ferramenta que facilite a validação de cadastros em instituições financeiras de forma rápida.

“Queremos transformar essa ferramenta na preferida para autenticação de diferentes fluxos que os clientes queiram. Hoje, grandes empresas já aderiram ao onboarding e vamos concentrar ao longo do tempo nossos esforços em capturar também as empresas de médio porte até chegar no long tail. Investimos em inteligência artificial e humana para aperfeiçoá-la cada vez mais”, afirma Bernardo Lustosa, CEO da ClearSale, à EXAME.

Para se apoiar nesse crescimento, alguns dados da pesquisa Febraban de tecnologia bancária mostram um cenário otimista: em 2020, houve crescimento de 44% na contratação de crédito via mobile banking, e queda de 23% na contratação dos serviços nos canais presenciais. A abertura de contas digitais também explodiu: aumento de 90% em 2020, ante 52% feito de forma presencial. 



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Negócios, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu