Com a derrocada de Jack Ma, chineses veem um herói em Elon Musk

A China está tendo seu momento de techlash, ou animosidade em relação às empresas de tecnologia. Os gigantes da internet do país, outrora celebrados como motores da vitalidade econômica, agora são desprezados por explorar dados de usuários, abusar de trabalhadores e suprimir a inovação. Jack Ma, cofundador do gigante do comércio eletrônico Alibaba, é um ídolo caído, com suas empresas sob escrutínio do governo pela maneira como garantiram seu controle sobre a segunda maior economia do mundo.

Mas há uma figura do mundo tecnológico que conseguiu manter o público chinês cativado, cuja mistura de atitudes bombásticas e bravatas de líder da indústria parece feita sob medida para este momento de sonhos frustrados e desilusão: Elon Musk.

“Ele consegue lutar contra o establishment e se tornar o homem mais rico do mundo, saindo ileso disso tudo. É a esperança de todos”, disse Jane Zhang, fundadora e executiva-chefe da ShellPay, empresa de blockchain em Xangai.

Seja por esperança, inveja ou curiosidade mórbida – como os espectadores que querem ver um de seus foguetes cair e explodir –, a China não se cansa de Musk. Os carros elétricos da Tesla são campeões de vendas no país, e as ambições espaciais do governo geraram uma comunidade de fãs que acompanha cada lançamento da SpaceX.

As redes sociais estão repletas de vídeos e artigos que ponderam se o bilionário nascido na África do Sul é um pioneiro ou uma fraude e examinam tudo, desde sua educação até seus restaurantes preferidos em Pequim. Fundadores de startups seguem à risca seu “jeito de pensar nos princípios em primeiro lugar”, que busca soluções examinando um problema em seu nível mais fundamental. Uma pilha de livros de autores chineses promete revelar os segredos do “Homem de Ferro do Vale do Silício”, que é o apelido que parece ter pegado na China, não “Rei de Marte” ou “Homem Foguete”.

 

Em um longo tópico sobre Musk no site de perguntas e respostas Zhihu, um usuário chamado Moonshake escreveu que a maioria das pessoas começa cheia de esperança, mas gradualmente aceita a “mediocridade” de seu destino. “Apenas um super-homem como Musk consegue passar pela mediocridade sem fim rumo ao infinito e ver a magnificência do universo.”

Outro usuário da mesma linha contou que deu o nome de Elon ao filho para expressar sua admiração. Ele não respondeu a uma mensagem pedindo mais comentários.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Negócios, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu