Com inflação, diferença no preço dos produtos chega a 196%, diz pesquisa

Com a inflação disparando e o IPCA acumulando 10,25% nos últimos 12 meses, aumenta também a dispersão de preços entre mesmos produtos. Um levantamento nacional feito pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) com 13 produtos encontrou diferenças de até 196% entre os valores do mesmo produto, de marcas diferentes. Mesmo entre itens da mesma marca a diferença de preço encontrada pela Abras chegou a 43% em diferentes pontos de venda. Na prática, o consumidor precisa retomar velhos hábitos dos tempos de inflação elevada no país, como a pesquisa de preços.

— Inflação mais alta leva a maior dispersão de preços e vários estudos mostram isso. Com inflação a 10%, é natural vermos essa dispersão aumentar —observa o economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale.

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O economista Sergio Vale lembra atualmente cerca de 25% dos itens pesquisados no IPCA, excluindo alimentação, já estão subindo acima de 10% em 12 meses. E muito provavelmente esse processo de dispersão vai continuar.

A pesquisa da Abras sobre diferenças de preços começou a ser feita ha três meses. O levantamento realizado em agosto mostrou que um pacote de macarrão do tipo espaguete de meio quilo, apresentou diferenças de preços de 196%. Foram pesquisadas 18 marcas diferentes, com preços variando de R$ 1,89 a R$ 5,59. Mesmo na comparação de preços entre a marca líder, houve variação de 43% em levantamento feito em 13 lojas no pacote de meio quilo – com preço inicial de de R$ 2,59 até R$ 3,69.

Em itens básicos da cesta de compras dos brasileiros, a diferença de preços chegou a 3%. No caso do arroz, por exemplo, entre 32 marcas pesquisadas de um pacote com 5 quilos do produto, a Abras encontrou o produto por R$ 15,49, o menor preço, e por R$ 29,90, o valor mais elevado. A diferença é de 93%. Na marca líder de vendas, a diferença encontrada de preços chegou a 35% ( de R$ 17,59 até 23,79%).



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