De acordo com a sondagem, 50,9% dos paranaenses pretendem presentear neste Dia dos Namorados. Segundo a Fecomércio, este é o percentual mais baixo desde que a pesquisa foi iniciada em 2016.
A pesquisa que foi realizada entre os dias 13 e 29 de maio aponta ainda que 39,6% dos paranaenses não vão comprar presentes no próximo Dia 12 de Junho, enquanto 9,5% ainda estão indecisos.
Entre os que não vão presentear, 36,7% relatam ter entrado em um acordo entre o casal para não haver troca de presentes este ano. Outros 32,4% disseram que não possuem um relacionamento estável e 28,7% alegam a falta de condições financeiras.
Para 71,2% dos entrevistados a crise causada pela Covid-19 impactou a decisão de comprar presente neste ano. A pandemia também foi apontada como motivo para redução no valor da compra por 48,7% das pessoas. A crise do novo coronavírus foi apontada por 32,7% dos entrevistados como o que motivou a decisão de não presentear neste ano.
A pandemia também afetou o local de compra, o tipo de presente e a forma de pagamento.
Se em 2019 os apaixonados gastaram em média R$ 143,75, neste ano o presente do dia dos namorados terá valor médio de R$ 133,51.
Boa parte dos casais entrevistados, o equivalente a 42,2%, respondeu que pretendem gastar no máximo R$ 100,00 com o presente. Os que pretendem comprar um presente na faixa entre R$ 101,00 e R$ 150,00 correspondem a 27,8%; entre R$ 151,00 e R$ 200,00, 18,3%. Os que planejam investir entre R$ 201,00 e R$ 300,00 para agradar a pessoa amada são 5,9%, percentual igual aos que devem gastar mais do que R$ 300,00.
As principais escolhas dos namorados para presentear serão artigos de vestuário e calçados, com 54,8%. Os artigos de perfumaria correspondem a 26,2%. Um jantar romântico é a opção de 24,4%, enquanto as flores são citadas por 9,8%. Há também aqueles que presentearão com acessórios, eletrônicos, cesta de café da manhã ou chocolates, joias e viagens.
O local preferido para fazer as compras do Dia dos Namorados para 28% dos entrevistados são as lojas do centro da cidade. Percentual semelhante pretende comprar o presente pela internet (27%). As lojas de shopping são a opção para 16,5%, enquanto as lojas de bairro devem receber 8,9% do movimento nesta data. O comércio informal é a opção para 5,0% dos entrevistados; os hipermercados para 1,4%, e 13,3% ainda não sabem onde farão sua compra.
O pagamento à vista será a principal forma de pagamento, somando 48,9% das respostas, sendo 30% à vista no débito e 19,0% em dinheiro. O pagamento no cartão de crédito para o vencimento deve corresponder a 23,9% das compras e o parcelamento do cartão de crédito, a 24,8%.
Da redação, com assessoria Fecomércio PR