Comércio varejista registra crescimento de 2,7%, segundo IBGE

Terrazza Panorâmico

Puxado pela venda de materiais de construção, veículos e itens de uso pessoal ou doméstico, o comércio varejista ampliado cresceu 2,7% no Paraná em 2019, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (12). O índice acumulado é um comparativo com 2018.

Os materiais de construção registraram crescimento de 9,8% nas vendas, enquanto veículos, motos, partes e peças cresceram 8,7%. Já os itens de uso pessoal ou doméstico registraram aumento de 15,2% nas vendas.

O vice-governador Darci Piana, que também preside a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), considera que o comércio tem evoluído em paralelo com a atividade industrial e agropecuária porque é o setor que concentra os pedidos.

Ainda de acordo com a pesquisa divulgado pelo IBGE, o comércio ampliado nacional acumulou ganho de 3,9% em 2019 na comparação com o ano anterior.

Por outro lado, a pesquisa revela que, no Paraná, os setores de combustíveis e lubrificantes, vestuário e eletrodomésticos, registraram queda nas vendas no ano passado, na comparação com 2018.

Repórter William Bittar



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu