Comércio varejista tem queda 34% na emissão de notas fiscais durante período de isolamento

Terrazza Panorâmico

O governo do Estado divulgou nesta quinta-feira (16) um boletim com a situação fiscal, econômica e social do Paraná, diante dos impactos da pandemia do novo coronavírus.

O boletim apresenta projeções, comparações com outros países, níveis das atividades econômicas como da indústria, comércio e serviços, gráficos de mobilidade e isolamento social, quantidade de empresas em funcionamento e a balança comercial estadual.

O estudo indica, por exemplo, que 21 mil estabelecimentos do Simples Nacional e 4,5 mil do Regime Normal estavam fechados no dia 9 deste mês. Os dados foram apurados a partir da amostra de emissão de documento fiscal em cinco cidades do Paraná: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

No comparativo entre a primeira semana de março e a primeira semana deste mês de abril, houve redução na quantidade de estabelecimentos que emitiram os documentos fiscais. No comércio varejista, a queda foi de 34%; na indústria de 30%; e no comércio atacadista de 22%.

O relatório também aponta redução média de 56 milhões de reais no recolhimento de ICMS do combustível por semana desde o começo do mês passado, quando foram ampliadas as orientações para evitar aglomerações e conter a disseminação do novo coronavírus.

O secretário de Fazenda, Renê Garcia Junior, afirmou que o boletim econômico deve ser atualizado toda semana e que o estudo apresenta um cenário diferente do projetado para este ano, que era de recuperação da economia brasileira.

De acordo com o relatório as exportações paranaenses continuam estáveis. Entre os estados do Sul, apenas o Paraná registrou aumento no volume de embarques nos três primeiros meses deste ano. A queda foi de apenas 0,1% no valor total das exportações, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os destaques positivos foram para as vendas de veículos, torneiras e válvulas, e açúcar bruto.

Repórter Grasiani Jacomini



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu