Como funcionam os autotestes para covid-19? Veja passo a passo

O Ministério da Saúde deve enviar, ainda esta semana, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), um pedido de autorização para uso de autoteste de Covid-19 no Brasil. O GLOBO apurou que o órgão regulador deve fazer uma nova Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) sobre o tema para viabilizar a autorização. Diante da iminência da liberação, muitos brasileiros têm dúvidas sobre como usar o teste. Veja abaixo um passo a passo detalhado.

O autoteste para Covid-19 é um exame de antígeno realizado pela própria pessoa em sua casa. O resultado sai em cerca de 15 minutos. A rapidez pode ser explicada pelo mecanismo utilizado pelo teste para identificar ou não a presença do vírus nas amostras. O teste de antígeno busca proteínas características da superfície do coronavírus. Ele é composto por anticorpos que são capazes de identificar estas proteínas. Ao encontrá-las, o teste dá positivo.

Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME

— A sensibilidade dos testes de antígenos é de 60% a 40%. Ele é um bom teste para quando o paciente está nos primeiros dias de infecção, apresentando os primeiros sintomas. Se ele der positivo, a pessoa está com Covid. Mas se ele der negativo, é preciso continuar investigando, principalmente quando o paciente teve contato com outra pessoa com diagnóstico positivo — explica o médico geneticista Salmo Raskin, diretor do Laboratório Genetika, de Curitiba.

O infectologista Leonardo Weissmann, médico do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo, acredita que a liberação dos autotestes no Brasil ajudaria no controle da pandemia:

— O autoteste certamente seria uma ferramenta importantíssima para a população nesse momento. Isso desafogaria os centros de testagens e laboratórios, que estão lotados. Consequentemente, teríamos menos aglomerações, que sabemos que é um importante fator de risco para a transmissão do vírus. Além disso, o próprio indivíduo já pode se isolar diante de um resultado positivo, procurando o pronto atendimento, somente em caso de sinais de piora no quadro.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu