Construtoras podem chegar ao maior número de IPOs desde 2007

O setor de construção civil pode ter o maior número de entrantes na bolsa de valores desde 2007, quando o segmento, sozinho, foi responsável por 20 ofertas iniciais de ações (IPOs) na B3.

Além dos IPOs das construtoras Mitre e Moura Doubex, que ocorreram no início do ano, outras oito entraram com pedidos de abertura de capital na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) neste ano. Na última semana, foi a vez da Lavvi , subsidiária da Cyrela, entrar com pedido de análise de IPO.

Quem também deve entrar nessa lista é a Melnick Even Desenvolvimento Imobiliário (MEDI), conforme informado por sua controladora Even em fato relevante publicado nesta segunda-feira, 13, na CVM.

Apesar do número elevado, cinco dessas oito empresas pediram a interrupção da análise para até o início do ano que vem. Devido à pandemia, o prazo que normalmente é de 60 dias passou para 180 dias. Mas o processo pode ser retomado antes.

“Em condições normais, esse artifício é usado quando o resultado de uma empresa ia escorregar de um trimestre para outro. Mas, com a pandemia, a interrupção serviu para as empresas se reorganizarem”, disse Vanessa Fiusa, advogada especialista em Mercado de Capitais e sócia do escritório Mattos Filho.

Com a recuperação da bolsa, é esperado que a agenda de IPOs também seja retomada, com mais empresas se mostrando interessadas a entrar no mercado.

Apesar da pandemia, Bruno Lima, analista de renda variável da Exame Research, considera o momento favorável para a abertura de capital. “O mercado está pagando múltiplos altos. Se eu fosse empresário, também estaria de olho no financiamento via mercado de capitais”, disse.

Com a taxa básica de juros na mínima histórica, Lima vê o cenário favorável à venda de imóveis. “Quanto menor os juros, mais barato é adquirir imóvel, porque a parcela cabe mais no bolso. Então quem tinha algum dinheiro guardado, está muito melhor comprar um imóvel do que alugar.”

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Mercado, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu