Cooperativas paranaenses mantém ritmo de produção mesmo com queda na demanda, por causa da pandemia da Covid 19

Terrazza Panorâmico

De acordo com levantamento feito pela coordenação de monitoramento da Gerência de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR (Gecoop), o número de cooperados no Paraná teve um aumento de quase 24% em 2019.

A quantidade de cooperados, dentro desse sistema econômico, que faz das cooperativas a base de todas as atividades de produção e distribuição de riquezas, saltou de 1,7 milhão, em 2018, para 2,2 milhões no ano passado.

Já o faturamento do setor passou de R$ 83,6 bilhões (2018) para R$ 87,6 bilhões (2019), ou seja, uma diferença de 4,7%. O percentual de crescimento do cooperativismo paranaense foi superior ao PIB nacional, que ficou em 1,10%, ao PIB estadual (-1,02%) e ao crescimento verificado na atividade agropecuária no Paraná, de 2,14%.

José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, que representa as cooperativas paranaenses, revela que a produção no setor foi muito maior do que a média do Brasil e do Paraná

Uma das vantagens do cooperativismo, é que todos os recursos gerados ficam nas próprias comunidades

No entanto, apesar dos números, pó setor não está ileso aos efeitos da Covid 19. O problema é que agora, a demanda pelos produtos caiu. Mas por enquanto, nenhuma medida mais drástica será adotada

O escoamento da produção deve ser o foco a partir de agora, segundo o presidente da Ocepar



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu