COP26: Brasil pode ceder em negociações de carbono do Artigo 6º

*De Glasgow, na Escócia

A comitiva brasileira ministerial chegou à COP26 nesta segunda-feira, mas o ministro Joaquim Leite não teve discurso oficial no evento. Contudo, a EXAME apurou que as negociações estão avançando, apesar de ainda haver pontos de atrito.

Saia à frente quando o assunto for sustentabilidade, responsabilidade social e governança com o MBA de ESG e Impact.

Os principais são a respeito da maneira como os créditos vendidos por um país para outro serão contabilizados na NDC do vendedor. O Brasil sempre se opôs a retirar esse carbono vendido da contagem, porém, aparentemente, decidiu ceder.

Outro ponto de atrito diz respeito ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que estabelece as regras para os mercados regulados de carbono atuais. A discussão é sobre como se dará essa transição – há muitas empresas brasileiras que fizeram projetos com base no MDL.

Um terceiro ponto é a criação de um fundo para o financiamento da transição econômica nos países em desenvolvimento. Países pobres querem que 2% de toda transação de carbono no mercado regulado seja destinado ao Fundo de Adaptação Climática, o que, provavelmente, chegaria a valores na cada do trilhão.

Além disso, ainda hoje, Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, discurso por uma hora para aqueles que tinham direito a entrar na sala de palestras. Na ocasião, ele falou sobre a cooperação entre países, a importância das empresas influenciarem os trabalhadores e consumidores, além do seu envolvimento com lideranças jovens.

“Não é sobre ser republicano ou democrata. A natureza não quer saber de partido político. Nós precisamos de todos, mesmo que discordem em outras coisas”, disse Obama.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Negócios, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu