COP26: “EUA quer voltar a conversar”, diz ministro do Meio Ambiente

Os Estados Unidos estariam dispostos a retomar as conversas sobre clima, interrompidas desde que o presidente Joe Biden assumiu a Casa Branca. Nesta quarta-feira, 10, o enviado especial da Casa Branca para o clima, John Kerry, visitou o estande do Brasil na COP26 e conversou com o ministro do meio ambiente, Joaquim Leite, chefe da delegação brasileira, por cerca de 50 minutos.

“Ele quer voltar a conversar”, afirmou Leite à EXAME, em breve entrevista ao final do dia. A reportagem apurou que o encontro foi uma iniciativa americana, e que a pauta ficou concentrada em conversas técnicas sobre como o Brasil poderá atingir suas metas.

Conheça o mais completo curso de formação executiva sobre ESG no Brasil.

O ministro já havia conversado com Kerry antes da COP, mas esse foi o primeiro encontro pessoal entre os dois. O americano, segundo diplomatas da delegação brasileira, sinalizou que os compromissos anunciados pelo Brasil na conferência motivaram a disposição em conversar.

Para Leite, trata-se de uma grande vitória. “Ele queria essa foto”, afirmou um CEO brasileiro que testemunhou o momento em que os dois deixaram a sala reservada no pavilhão brasileiro. Kerry e Leite saíram da conversa sem falar com a imprensa.

Nesta COP, o Brasil adotou uma postura diametralmente oposta à adotada em 2019, na COP25, em Madri. Na ocasião, sob comando do ex-ministro Ricardo Sales, o país foi apontado como o motivo para a falta de acordo sobre o artigo 6 do Acordo de Paris, principal pauta da COP26.

Leite afirmou na noite desta terça-feira, 9, — e voltou a dizer na manhã desta quarta-feira, 10 — que o Brasil está trabalhando de forma colaborativa para chegar a um consenso sobre a regulamentação do artigo 6 do Acordo de Paris, principal pauta da COP26, a Conferência do Clima da ONU, realizada em Glasgow, na Escócia.

EXAME na COP

Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC) é um tratado internacional com o objetivo de estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera.

Uma das principais tarefas da COP é revisar as comunicações nacionais e os inventários de emissões apresentados por todos os países-membros e, com base nessas informações, avaliar os progressos feitos e as medidas a ser tomadas.

Para além disto, líderes empresariais, sociedade civil e mais, se unem para discutir suas participações no tema. Neste cenário, a EXAME atua como parceira oficial da Rede Brasil do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas.

Leia a cobertura completa da EXAME sobre a COP26



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Negócios, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu