Coronavírus: Paraná pode ter queda de 1,94 bilhão da arrecadação do ICMS

Terrazza Panorâmico

O impacto na atividade econômica causado pela pandemia de Covid-19 deve causar a queda de arrecadação de R$ 1,94 bilhão oriundos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Paraná. A estimativa faz parte do boletim econômico divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado da Fazenda.

Segundo o estudo, considerando que a epidemia tenha um ciclo semelhante ao da China, foi admitido no modelo que o impacto principal aconteça entre a próxima semana e o fim do mês de maio, com recuperação paulatina nos meses de junho e julho, somente retomando à normalidade a partir de agosto. De acordo com a pasta, dependendo do avanço da pandemia, as perdas podem chegar aos R$ 3,5 bilhões até o fim do ano.

As maiores reduções de arrecadação de ICMS são no setor de combustíveis, onde a queda ultrapassada os 70%, e em artigos mais sofisticados.

O secretario de Estado da Fazenda, Renê Garcia, afirma que o resultado é um cenário pouco animador neste momento, o que, no entanto, já era esperado por conta da pandemia que assola o mundo todo.

O ICMS é a principal fonte de arrecadação do estado. Do total arrecadado, 25% vai para os municípios. O secretário explica onde o montante é aplicado.

O boletim aponta que haverá uma queda real no Produto Interno Bruto (PIB) paranaense que varia entre -0,1% e -6,1%. O desemprego também deve aumentar. A estimativa é entre 118 mil a 456 mil demissões.

O secretário ressalta que, mesmo com a queda de arrecadação, o setor de saúde não será impactado.

Neste quadro, a Secretaria da Fazenda destaca que “não existe atalho”. Para evitar um pior cenário é necessário atuar em várias frentes, com uma combinação de medidas, tanto do lado do gasto público, quanto da receita.

Repórter: Francielly Azevedo



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu