CPI vai recorrer de decisão do STF que liberou governador de depor

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), anunciou que o colegiado vai recorrer da decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber de permitir que o governador do Amazonas, Wilson Lima, não compareça ao depoimento que estava marcado para esta quinta-feira, 10.

A ministra concedeu habeas corpus ao governador na noite de quarta-feira, 9, por entender que, por ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e ser investigado por suposto desvio de verbas públicas destinadas ao enfrentamento da pandemia, Wilson Lima não poderia ser obrigado a se incriminar em depoimento.

A decisão permitiu que ele não fosse à sessão, marcada para às 9h, mas a decisão era do governador. Ele não precisaria fazer o juramento de falar a verdade, poderia ficar em silêncio e até ir embora, caso se sentisse constrangido física ou moralmente. Mesmo com essas opções, Wilson Lima decidiu não ir.

“O Senado irá recorrer”, afirmou Aziz, no início da sessão. “Respeitamos a decisão da ministra Rosa Weber, como temos respeitado todas as outras decisões que aqui foram impetradas contra essa comissão”, acrescentou, ressaltando que a CPI não vai “cessar a busca pela verdade dos que foram omissos e deixaram de salvar vidas por questões ideológicas”.

Para Aziz, o governador do Amazonas “perde uma oportunidade ímpar de esclarecer ao povo brasileiro, mas principalmente ao povo amazonense, o que de fato aconteceu no estado” em relação, em especial, ao colapso de saúde e à falta de oxigênio em Manaus, em janeiro, que resultou em mortes por asfixia.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu