De reformas a auxílio: o que dizem Baleia e Lira sobre pautas econômicas

Nos próximos dez dias, a campanha pela presidência da Câmara será intensificada, principalmente entre os dois principais candidatos: Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP). Qualquer um que assumir a cadeira hoje ocupada por Rodrigo Maia (DEM-RJ) depois da eleição de 1º de fevereiro precisará encarar assuntos inevitáveis, como reformas, privatizações, auxílio emergencial e manutenção do teto de gastos, regra que proíbe aumento de despesas acima da inflação.

É fato que os dois candidatos têm histórico parecido em votações. Sempre foram a favor de reformas e do teto, por exemplo. Mas, agora, os desafios são diferentes. Em 2021, o Congresso depara com a necessidade de mudanças e corte de gastos, depois de um ano de urgente e justificável aumento de despesas, mas ainda enfrenta problemas gerados pela pandemia do novo coronavírus, que exigem atenção e soluções rápidas.

Com milhões de pessoas órfãs do auxílio emergencial, esse será, inevitavelmente, um dos assuntos que virão à tona logo no início do mandato do novo presidente. Já há pressão e até projetos para estender o benefício, mesmo com o fim do estado de calamidade pública e da previsão do Orçamento de guerra, que permitia gastos fora do teto. 

Os dois candidatos, Lira e Baleia, não apontam caminhos muito diferentes a seguir. Ambos são a favor de uma solução responsável, dentro do teto. Baleia, desde o lançamento da candidatura, em 6 de janeiro, defende que a Câmara discuta o assunto. “Entendo que temos de buscar uma solução. Ou aumentando o Bolsa Família ou buscando novamente um auxílio emergencial aos mais vulneráveis”, afirmou, na ocasião. 

O problema continua sendo de onde tirar o dinheiro para pagar os auxílios ou o eventual aumento no Bolsa Família. Na terça-feira, 19, Baleia afirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, deve apresentar uma alternativa para a volta do benefício dentro do teto ou reforço no programa de transferência de renda. O deputado chegou a essa conclusão após Lira, que é o candidato apoiado pelo governo, começar a defender a ideia. 



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu