Desempenho das empresas da B3 frustra o mercado e pior está por vir

O desempenho das companhias de capital aberto no Brasil frustrou as expectativas dos investidores no primeiro trimestre. Pelo menos 40 das 72 empresas do Ibovespa, principal índice da B3, apresentaram lucros inferiores às projeções do mercado, segundo dados compilados pela Bloomberg. Para analistas, o pior está por vir.

Até o começo desta semana, o lucro das empresas veio de 30% a 40% menor do que o estimado por analistas. A queda pode ser ainda maior se forem consideradas as empresas que ainda não divulgaram seus balanços financeiros referentes ao exercício. O prazo limite para a entrega foi prorrogado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para o final de junho, devido ao novo coronavírus.

As empresas que ainda não divulgaram balanços nessa temporada são BR Distribuidora, Dommo Energia, Helbor, IRB, Engie, Equatorial Energia, Ecorodovias, Tupy, Centauro, CVC e São Martinho.

Segundo levantamento da Sabe (Sistema de Análise de Balanços Empresariais) Invest, as perdas acumuladas de 238 companhias que divulgaram balanço até o último dia 2 de junho alcançaram 77,876 bilhões de reais. No mesmo período do ano passado, a soma dos resultados líquidos dessas mesmas empresas foi de 52,669 bilhões de reais em lucros.

As perdas do período foram impulsionadas principalmente pelo prejuízo líquido de 48,5 bilhões de reais da Petrobras, que optou por fazer a revisão contábil – o chamado impairment – obrigatória do ano no exercício do primeiro trimestre.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Mercado, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu