Desemprego chega a 14,4% e atinge número recorde de pessoas, diz IBGE

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,4% nos três meses até fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 30. O número de desempregados no período dos meses de dezembro de 2020, janeiro e fevereiro de 2021 atingiu o recorde da série histórica iniciada em 2012, com 14,4 milhões de pessoas na situação. 

O resultado representa alta de 2,9%, ou de mais 400 mil pessoas desocupadas em relação ao trimestre anterior, de setembro a novembro de 2020, quando a desocupação era estimada em 14 milhões de pessoas, com taxa de 14,1%. Apesar da alta, a taxa foi considerada estável entre os trimestres. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

Em relação ao mesmo período no ano anterior, o número de desempregados no Brasil cresceu 2,7 pontos percentuais, com 2,1 milhões de pessoas a mais buscando emprego.

A analista da pesquisa do IBGE Adriana Beringuy destaca que não houve no trimestre geração significativa de postos de trabalho. “O que também foi observado na estabilidade de todas as atividades econômicas, muitas ainda retendo trabalhadores, mas outras já apontando um processo de dispensa como o comércio, a indústria e alojamentos e alimentação”, afirma.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu