Desemprego: novos dados do IBGE não devem mostrar melhora

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

Nesta quinta-feira, 27, será divulgada a taxa de desemprego do Brasil em março pelo IBGE. Após o resultado negativo de fevereiro, quando o país registrou recorde de pessoas na situação da série histórica iniciada em 2012, com 14,4 milhões de desempregados, e com o aumento das restrições de funcionamento de estabelecimentos em março, a expectativa é de que o dado do mês não apresente melhora significativa.

Ao fim de fevereiro, a taxa de desemprego ficou em 14,4% da população e a quantidade de desalentados na ocasião foi de cerca de 6 milhões de pessoas. Segundo o economista da Exame Invest PRO Arthur Mota, uma possível piora do desemprego em março deve refletir mais o setor informal, que tem sofrido impacto maior em momentos de recrudescimento da pandemia.

No setor formal, a notícia continua sendo positiva. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério da Economia na quarta-feira, 26, em abril foram abertas 120.935 vagas formais de trabalho. Nos primeiros quatro meses do ano, foram abertas 987 mil vagas de trabalho formal.

Mesmo com a expectativa de retomada econômica no Brasil a partir do segundo semestre, no entanto, o desafio do emprego no país não deve dar trégua até o fim de 2022, avaliou o economista-chefe do BTG Pactual (do mesmo grupo que controla a EXAME), Mansueto Almeida, durante o evento CEO Conference Brasil 2021 na quarta.

Para o ex-secretário do Tesouro, a taxa de desemprego deve se manter com dois dígitos até o fim do ano que vem. “Possivelmente teremos uma recuperação da economia e crescimento do emprego formal, mas a taxa de desemprego vai continuar alta”, avalia.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu