Dólar dispara para R$ 5,20 com temores sobre 2ª onda de contaminação

O dólar inicia a semana em alta frente ao real, refletindo a maior aversão a risco no mundo, após estados americanos, como Texas e Florida, apresentarem recordes de casos de coronavírus no fim de semana. O aumento do número de infectados ocorre em meio aos processos de reabertura nos Estados Unidos, intensificando os temores sobre uma segunda onda de contaminação. Às 13h10, o dólar comercial subia 3% e era vendido a 5,198 reais, enquanto o dólar turismo, com menor liquidez, avançava 3%, cotado a 5,40 reais.

Apesar do ritmo de contaminação nos Estados Unidos ter voltado a crescer, autoridades econômicas do país descartam novos isolamentos sociais mais rígidos. Depois de o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, ter afastado a possibilidade de mais um lockdown, foi a vez do diretor do Conselho Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Larry Kudlow, dizer que os EUA seguem reabrindo sua economia.

Mas além dos EUA, países asiáticos também voltam a registrar novos casos, após terem atingido um grau ainda maior de controle da doença. Esses foram os casos da China e da Coreia do Sul, que vêm enfrentando o aumento do contágio desde que experimentaram uma flexibilização das quarentenas. Na Coreia, bairros badalados se tornaram os principais focos da doença, enquanto na China, o maior mercado de alimentos de Pequim precisou ser fechado.

“Esse aumento dos números de casos causam um furor no mercado. A gente ainda vai sofrer um pouco com a pandemia até entender direito como vai passar tudo isso”, disse Vanei Nagem, analista de câmbio da Terra Investimentos. Segundo ele, ainda é cedo para afirmar que a moeda americana reverteu a tendência de queda, mas vê com cautela essa alta.

No exterior, o dólar se valoriza frente a uma série de moedas emergentes, como a lira turca e o peso mexicano. Contudo, o real é a divisa que mais se desvaloriza no pregão de hoje.

EXAME Research — 30 dias grátis da melhor análise de investimentos

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Mercado, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu