Dólar sobe com investidores avaliando impactos econômicos do coronavírus

O dólar sobe frente ao real, nesta quinta-feira, 30, depois de fechar em queda por três dias consecutivos. No radar dos investidores, estão os dados macroeconômicos da Europa e da China, que vieram abaixo das expectativas do mercado. Às 11h30, o dólar comercial subia 1,5% e era vendido por 5,434 reais, enquanto o dólar turismo avançava 2,9%, cotado a 5,72 reais.. 

Os piores números vieram da Zona do Euro, que registrou contração de 3,8% do produto interno bruto (PIB) do primeiro trimestre ante uma projeção de queda de 3,2%. A queda da atividade na região, que foi uma das mais atingidas pelo coronavírus, foi a maior desde a Segunda Guerra Mundial. 

“Já era esperada alguma retração, mas os número foi expressivo. De fato, acaba fazendo preço nos ativos. Não tem muito como escapar”, disse Henrique Esteter, analista da Guide Investimentos. 

Na China, os dados econômicos também não ajudaram, com o índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial de abril ficando pouco abaixo das expectativas, em 50,8 pontos ficou em 50,8 pontos –  próximo dos 50 pontos que delimitam a contração econômica da expansão.

No exterior, as principais bolsas de valores do mundo registravam perdas, enquanto, no mercado de câmbio, moedas emergentes, como o rublo russo e a lira turca se desvalorizavam frente ao dólar.

“O dólar tem apresentado uma volatilidade muito alta. Em um cenário um pouco mais negativo no dia, acaba pesando um pouco mais sobre emergentes”, disser Esteter.

Além dos dados negativos, a sequência positiva que o mercado vinha desde o início da semana pode levar a alguma realização de lucros em ativos de risco, fazendo por exemplo, com que haja uma maior venda de reais por dólares.

Os investidores também estão mais cautelosos, já visando os três dias de mercado fechando devido ao fim de semana e ao feriado do Dia do Trabalho.

No último pregão, a moeda americana fechou em queda de 2,9% frente ao real, cotada a 5,355 reais. Até quarta-feira, o dólar acumulava baixa de 5,5% na semana.


Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Mercado, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu