Dólar sobe com viés negativo no exterior

Ata do Copom suaviza mercado de câmbio, mas cenário externo se sobrepõe

O dólar subia frente ao real na manhã segunda-feira (23), com o cenário negativo no exterior, após o Senado dos Estados Unidos rejeitar, no domingo (22), o pacote de cerca de 2 trilhões de dólares para atenuar os impactos econômicos do coronavírus. Caso fosse aprovado, o estímulo seria o maior da história da economia americana. Às 13h30 o dólar comercial subia 2,1% e era vendido a 5,134 reais. O dólar turismo, usado por viajantes, avançava 0,4%, a 5,34 reais.

No exterior, a moeda americana se valorizava em relação a divisas emergentes, como o peso mexicano e a rúpia indicana. “O dólar esta batendo frente aos emergentes e o Brasil está bem no meio desse movimento, com os efeitos locais relativamente diluídos”, disse Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset. Por outro lado, o índice Dxy, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de moedas de países desenvolvidos, caía 0,9%.

Nos primeiros negócios do dia, a moeda americana chegou a registrar leve queda, após a ata do Comitê de Políticas Monetárias (Copom) sinalizar cautela com relação a possíveis cortes de juros no futuro. Na reunião da última semana, o Copom decidiu por reduzir a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, para 3,75% ao ano. A expectativa do mercado era a de que novos cortes fossem feitos até o fim do ano, o que poderia fazer o dólar se apreciar ainda mais frente ao real, tendo em vista que os títulos brasileiros se tornariam menos atrativos para o investidor estrangeiro.

Apesar da alta do dólar, os investidores seguem atentos à possibilidade de o Federal Reserve (FED) emprestar um total de até 450 bilhões de dólares para nove países, incluindo o Brasil. “Isso vai dar uma entrada de dólares a mais. Tudo isso ajuda a refrescar o câmbio”, disse Vanei Nagem, analista de câmbio da Terra Investimentos.

Nagem também destacou a baixa liquidez no mercado de câmbio. “Tem muitas corretoras que deram home office, isso está fazendo o dólar oscilar mais do que o normal. É como se estivesse faltando uma casa [decimal].”  

 

 

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Mercado, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu