Economia, Sociedade e Defesa | Exame

O mundo vive tempos geopoliticamente difíceis. Se, por um lado, as ameaças terroristas parecem ter refluído, por outro, as tensões entre as grandes potências têm aumentado por conta de disputas comerciais, tecnológicas, militares e territoriais.

A América do Sul parece um mar de tranquilidade frente às tensões ao redor do mundo. No entanto, existem questões que afetam o Brasil de forma direta e objetiva, envolvendo a segurança de nossas imensas fronteiras terrestres e marítimas e de nosso espaço aéreo, entre outros aspectos, inclusive o de segurança pública.

Como outros países, o Brasil foi capaz de desenvolver uma razoável indústria de defesa cujos reflexos vão muito além da área militar. O exemplo mais evidente é a existência da Embraer, que tem imensa repercussão econômica, educacional e social no país.

Investir em defesa, no caso da Embraer, é mais do que um exemplo de sucesso. Recentemente, a Universidade Federal de São Carlos estimou em mais de R$ 16,5 bilhões o impacto econômico da montagem e da fabricação de peças do caça Gripen, no ABC paulista, que são revertidos em ciência, tecnologia, empregos e impostos.

Apesar de ter uma importante indústria de defesa, o Brasil é apenas o 23º exportador de material de defesa no mundo. O Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI) estimou que, em 2018, o comércio internacional da indústria de defesa movimentou US$ 1,822 bilhão.

Ninguém deve desejar a guerra, mas tampouco devemos estar despreparados para instabilidades geopolíticas. Devemos estar prevenidos não apenas para conflitos diretos, como também para somar esforços em coalisão com outras nações em defesa da democracia e dos direitos humanos, como fizemos no passado. Isto reforça a posição geopolítica do Brasil, mas exige enfrentar a corrida tecnológica da indústria de defesa, o que repercute no mundo civil.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Infraestrutura, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu