Eleições 2022: o Brasil em busca do Tancredo Neves do século 21

Em 15 de março de 1985, o politico mineiro, Tancredo Neves, se preparava para tomar posse em Brasília. Subiria a rampa do Palácio do Planalto como o primeiro presidente civil eleito (mesmo que indiretamente), depois de longos e duros 21 anos de ditadura militar. Porém, uma crise aguda de diverticulite levou o futuro presidente a ser internado na véspera da posse, que jamais aconteceu.

O cenário político e econômico está em constante mudança no Brasil. Venha aprender o que realmente importa com quem conhece na EXAME Invest Pro

Tancredo Neves faleceu quase 40 dias depois (em 21 de abril) e, em seu lugar, José Sarney, o vice eleito, assumiu. Para ser eleito, o mineiro construiu uma ampla aliança que combinava núcleos históricos da esquerda, setores diversos do PMDB e parte dissidente do PDS (partido herdeiro da Arena). Só assim foi possível dar esperança ao Brasil de novos tempos. Em 2021, muitos dos sentimentos da opinião pública dialogam com esse momento histórico de 1985.

Primeiro, existe um amplo desejo de uma alternativa que não represente nem o passado e nem o presente. Segundo a pesquisa nacional telefônica EXAME/IDEIA, aplicada de 19 a 22 de abril, há 41% que não gostaria de votar nem no atual presidente Jair Bolsonaro e nem no ex-presidente Lula.

Como verificado, um contingente relevante do eleitorado e mais numeroso quando comparado ao grupo que não enxergava PSDB ou PT como opções nas eleições presidenciais de 2014. Segundo o mesmo levantamento da EXAME/IDEIA, nas simulações de primeiro-turno, há um potencial triplo empate: 1/3 de “bolsonaristas”, 1/3 de “lulistas” e 1/3 da soma de intenção de votos de todos os outros candidatos. Fica evidente que somente a seca de candidaturas nesse latifúndio de opções trará competitividade real.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Infraestrutura, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu