Equipe econômica e Congresso chegam a acordo sobre Orçamento, diz Reuters

A equipe econômica do governo e líderes do Congresso chegaram a um consenso sobre a necessidade de mudanças no Orçamento aprovado para 2021, e o acordo aponta para a revisão de premissas de gastos e a uma redução à metade das emendas parlamentares, disse à Reuters um fonte próximas às negociações.

As tratativas sobre os ajustes no Orçamento devem durar mais alguns dias e “só com muita sorte” as mudanças necessárias seriam concluídas até o fim da próxima semana, segundo a fonte, que pediu anonimato.

Quer saber como as incertezas de Brasília afetam os seus investimentos? Descubra com o Olhar Macro Pro

O Orçamento aprovado pelo Congresso tem inconsistências jurídicas que o tornam inviável, ilegal e inexequível, segundo avaliação de economistas e especialistas em contas públicas. E ampliou a percepção sobre o risco fiscal do país, com reflexos nos últimos dias no mercado financeiro: o dólar ficou pressionado, os juros futuros dispararam, e a bolsa sentiu o peso das incertezas.

“A solução politicamente conveniente, que é cortar as emendas parlamentares do Orçamento, ou seja, cortar 15 bilhões de reais, juridicamente não fica em pé”, disse a fonte, que citou o valor de 31,5 bilhões de reais previsto no Orçamento para emendas parlamentares.

Segundo a fonte, o acordo conta com o apoio dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), assim como do ministro Luiz Eduardo Ramos, da Casa Civil.

“Os líderes estão fechados nessa ideia. Lira, Pacheco e Ramos já sabem o que está combinado”, disse.

Procuradas, as assessoria dos presidentes das Casas do Congresso e da Casa Civil não responderam de imediato.

Técnicos da área econômica acreditam que premissas relativas às despesas estimadas, como os gastos da Previdência, precisam ser obrigatoriamente revistas para que fiquem dentro de padrões legais e dentro da responsabilidade fiscal.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu