Ex-secretário-executivo da Saúde quer ser representado pela AGU na CPI

O ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, o coronel Élcio Franco, pediu para ser representado pela Advocacia-Geral da União na CPI da Covid-19 no Senado. Atualmente assessor especial da Casa Civil, o militar tinha o depoimento marcado para a próxima quinta-feira, dia 27, mas pediu adiamento alegando que ainda se recupera após ter sido contaminado pelo coronavírus no último dia 3. O depoimento deve ser remarcado para o dia 8 de junho.

Com o tempo extra, Franco também poderá pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de ficar em silêncio, assim como o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e a secretária da Gestão do Trabalho e da Educação, Mayra Pinheiro. Conhecida como “Capitã Cloroquina”, a secretária prestará depoimento nesta terça-feira, dia 25.

Ainda não há um advogado da união designado para representar o coronel, uma vez que o pedido da representação ainda não foi deferido. A solicitação, porém, não deve ser negada, uma vez que todos os servidores públicos, militares, ministros e ex-ministros podem requerer a representação da AGU para se defender de questionamento sobre atos praticados no exercício da função pública.

O depoimento de Élcio Franco é considerado quase tão importante quanto o do ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello. Na prática, segundo integrantes da pasta, era o então secretário-executivo que tocava o dia-a-dia do ministério, participando, entre outras, de reuniões com farmacêuticas sobre a oferta de vacinas.

Há um mês, o ex-secretário-executivo foi nomeado como assessor especial da Casa Civil. Segundo auxiliares palacianos, o militar ficou dedicado a compilar dados e preparar respostas para abastecer representantes do governo convocados pela comissão parlamentar. Ele também atuou diretamente na preparação do ex-ministro Pazuello para responder os questionamentos dos senadores.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu