Extinção de fábrica de chips do governo deve gerar economia de R$ 70 mi

Criada em 2008 durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), estatal fabricante de chips, deve ser fechada até o fim deste ano. Desde sua fundação, a empresa recebe recursos públicos para bancar suas despesas. “O fechamento da estatal deverá representar uma economia de 70 milhões de reais por ano aos cofres públicos”, diz Diogo Mac Cord, secretário especial de desestatização do Ministério da Economia.

O processo de encerramento das atividades da empresa teve início na semana passada, após a realização da assembleia que definiu o liquidante da Ceitec. A tarefa caberá a Abílio Eustáquio de Andrade Neto, oficial da Marinha que também foi o liquidante da Casemg, fechada no final do ano passado. “Andrade Neto já se mudou para Porto Alegre, onde fica a sede da Ceitec, para levar adiante, de forma célere, o processo de extinção da estatal”, diz Mac Cord.

Com uma receita de 9 milhões de reais em 2019, a Ceitec produz semicondutores, concorrendo em um segmento dominado por grandes empresas, como a Samsung e Intel. Segundo o Ministério da Economia, não foi identificado um interesse no mercado pela compra da Ceitec. Por isso, optou-se pela liquidação da empresa.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Infraestrutura, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu