Fernando Reinach: temos de pensar em vacinação permanente contra covid-19

Uma grande pergunta que os governos, laboratórios e a ciência ainda não têm uma resposta é se a vacinação contra a covid-19 será anual, ou mesmo se há a necessidade de uma terceira dose. Na opinião do biólogo Fernando Reinach, o Ministério da Saúde precisa pensar em um programa de imunização permanente contra o coronavírus.

“Precisamos começar a planejar como vai ser o programa permanente de vacinação no Brasil. Quanto mais cedo esses problemas começarem a ser tratados, melhor”, disse ele nesta quarta-feira, 26, em participação no evento CEO Conference Brasil 2021, organizado pelo banco BTG Pactual (do mesmo grupo que controla a EXAME).

Ainda de acordo com o pesquisador, recentemente dois trabalhos publicados na revista Nature relevaram resultados animadores. “As pesquisas mostraram que os já infectados ficam razoavelmente protegidos durante um bom tempo. Por outro lado, o estudo mostrou que as vacinas perdem a eficácia com o passar do tempo. Então há muitos laboratórios desenvolvendo uma versão 2.0 da vacina”, afirmou.

O médico infectologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Esper Kallás, que também participou do debate, concorda que há a necessidade deste planejamento. Para ele, o principal foco do governo brasileiro deveria ser buscar a independência na produção. Atualmente, as vacinas do Instituto Butantan/Sinovac e da Fiocruz/AstraZeneca são apenas envasadas no Brasil, com matéria-prima importada.

“Precisamos pensar em um plano nacional, com produtos diferentes. Precisamos também fazer a discussão para o futuro. Quais os produtos que podemos ter para atacar as novas cepas, como teremos a produção. Precisamos ter independência na produção da vacina. Isso vai passar pelo investimento em tecnologia, ciência e desenvolvimento”, disse.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu