Fiocruz pede registro definitivo da vacina contra a covid-19 na Anvisa

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) protocolou nesta sexta-feira, 29, o pedido de registro definitivo da vacina contra a covid-19 junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O prazo para análise estabelecido em legislação é de 60 dias, mas a agência disse que a resposta será mais rápida, uma vez que adotou o processo de submissão contínua de vacinas contra o coronavírus.

Já foram analisados os dados das fases 1, 2 e 3 de testes de clínicos e de eficácia da vacina. Também foi concluída a análise dos documentos referentes a qualidade e a certificação de boas práticas de fabricação. A Anvisa havia pedido dados mais detalhados sobre a fabricação dos insumos, que neste primeiro momento vem importado da China.

No dia 17 de janeiro a Anvisa autorizou o uso emergencial de 2 milhões de doses da vacina da Fiocruz/AstraZeneca no Brasil. Como o protocolo é emergencial, ele só pode ser aplicado para doses e grupos específicos. Para o laboratório comercializar o imunizante de forma abrangente, precisa do registro definitivo.

A vacina da Fiocruz, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca, é a principal aposta do governo brasileiro para o combate à covid-19. O Ministério da Saúde liberou um total de 2 bilhões de reais para o contrato do fornecimento da tecnologia para fabricar a vacina 100% no país, e a modernização da fábrica de Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro.

O contrato prevê a produção de 100,4 milhões de doses até julho de 2020 e mais 30 milhões de doses por mês no segundo semestre. 

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu