Fux diz que não há democracia sem respeito às instituições e defende STF

O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou nesta quarta-feira, em pronunciamento na abertura da sessão virtual da corte, que não há democracia sem respeito às instituições, e fez um desagravo ao mais antigo membro do tribunal, Celso de Mello.

“Não há democracia sem respeito às instituições. O império da nossa Constituição, a sustentabilidade de nossa democracia e a garantia das nossas liberdades não haveria sem um Poder Judiciário que não hesitasse em contrariar maiorias para a promoção de valores republicanos e para o alcance do bem comum”, disse.

“O Brasil é testemunha de que o Supremo Tribunal Federal de ontem e de hoje atua não apenas pela independência de seus juízes, mas também pela prudência de suas decisões, pela construção de uma visão republicana de país e pela busca incansável da harmonia entre os Poderes”, completou.

A manifestação de Fux, endossada por Dias Toffoli, que está afastado temporariamente da presidência do STF por estar hospitalizado, ocorre no dia em que o ministro Alexandre de Moraes determinou a realização de uma operação pela Polícia Federal contra alvos alinhados ao presidente Jair Bolsonaro por suposta tentativa de ameaçar integrantes da corte.

No pronunciamento, o presidente em exercício do Supremo disse que, “seja na prosperidade, seja na crise que ora vivenciamos, este tribunal mantém-se vigilante em prol da higidez da Constituição e da estabilidade institucional do Brasil”.

Fux fez um desagravo a Celso de Mello, decano da corte e que tem sido alvo de ataques, inclusive de críticas do próprio Bolsonaro. O mais antigo integrante do STF é relator de um inquérito que investiga se o presidente tentou pressionar o então ministro da Justiça, Sergio Moro, a trocar o comando da Polícia Federal por interesses pessoais.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu