Governadores pedem que CPI da Covid reconsidere convocações

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid continua os trabalhos nesta semana, com os depoimentos da médica Nise Yamaguchi, defensora da cloroquina, na terça-feira, 1º, e de especialistas contra e a favor do “tratamento precoce”, na quarta-feira, 2. A dúvida é se, a partir dos dias seguintes, os governadores que tiveram as convocações aprovadas na semana passada serão ou não ouvidos pelo colegiado.

Na quarta-feira, 26, os senadores aprovaram a convocação de nove governadores de estados onde a Polícia Federal investiga a possibilidade de uso irregular de verbas públicas destinadas ao combate à pandemia de covid-19. A ideia é que eles prestem depoimentos na condição de testemunhas, em datas ainda não definidas.

Desde que a ideia veio à tona, entretanto, senadores questionam a legitimidade das convocações. O relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), foi um dos que argumentaram que chefes de outros poderes não podem ser convocados para prestar depoimentos à CPI, por vedação constitucional.

Segundo Renan, “não é competência do Senado” convocar governadores. “Há uma vedação regimental óbvia com relação a isso”, disse, na saída da sessão de quarta-feira, 26. Ele defende que todos os que podem colaborar sejam ouvidos, mas “dentro do limite da competência constitucional”.

Ainda assim, a maioria aprovou as convocações. Em contraposição aos pedidos de oitiva de governadores, feitos em maioria por integrantes governistas da CPI, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), chegou a sugerir a convocação do presidente Jair Bolsonaro, mas o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), não colocou o requerimento em votação.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu