Governo prepara pacote de socorro a agricultores afetados pelo clima

Em conversas com a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), o governo tem sinalizado que as demandas por um pacote de socorro aos produtores rurais atingidos pela seca no Sul e enchentes em Minas Gerais e Bahia poderão ter um encaminhamento favorável. A expectativa é que algumas medidas sejam anunciadas nos próximos dias, conforme apurou EXAME.

O governo estuda o lançamento de uma linha de crédito especial, com juros mais baixos, para atender produtores de estados como Minas Gerais e Bahia — agricultores da região Sul, afetada recentemente por uma forte seca, também deverão poder usufruir dos recursos.  “Estamos realizando reuniões intensas com representantes do setor e outras instâncias do governo, como o Ministério da Economia e o Tesouro, para levar adiante as demandas”, diz Guilherme Bastos, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.

A pasta vem trabalhando em duas frentes. Em uma delas, tenta a prorrogação do pagamento de parcelas de financiamento contraídas pelos produtores rurais atingidos pelos fenômenos climáticos, em tratativas junto à ala econômica do governo. Em outra, busca a criação do programa especial de crédito, que poderá contar com recursos de fundos de desenvolvimento regional. Falta definir o exato perfil do público que será beneficiado, as condições de financiamento e, ainda mais importante, o montante disponível para os empréstimos.

Perdas

Além dessas pauta, a CNA defende uma maior agilidade para a recuperação de estradas e pontes afetadas pelas chuvas intensas em Minas Gerais e na Bahia. “Vários produtores rurais nesses estados estão impossibilitados de transportar suas mercadorias porque as rodovias seguem bloqueadas”, diz Bruno Lucchi, diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil da CNA. “Além isso, vários perderam a plantação e estruturas importantes, como cercas de proteação ao gado”. A entidade tem se reunido com o governo para discutir soluções para as dificuldades ocasionadas pelos fenômenos climáticos.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu