Ibovespa cai com tensões entre China e EUA, mas sobe quase 9% em junho |

A bolsa brasileira fechou em queda, nesta terça-feira, 30, com temores de que os Estados Unidos retaliem a China pela lei de segurança nacional imposta sobre Hong Kong se sobrepondo a dados positivos da economia americana e chinesa. O Ibovespa, principal índice de ações, caiu 0,71% e encerrou em 95.055,82 pontos. No mês, o Ibovespa subiu 8,76%, impulsionado por estímulos de governos e bancos centrais e pelas reaberturas das principais economias do mundo.

Apesar de ter encerrado em queda, ao longo do dia, o índice oscilou diversas vezes entre o terreno positivo e negativo. Antes mesmo do call de fechamento, iniciado às 17h, o Ibovespa caminhava para fechar em alta. Mas a cautela acabou pesando mais nos últimos minutos de negociação.

Na semana passada, o governo americano restringiu a entrada de autoridades chinesas responsáveis por “minar as liberdades de Hong Kong”. Em resposta, a China também restringiu vistos de americanos acusados de “conduta ofensiva” sobre temas relacionados à ex-colônia britânica.

Embora o presidente Donald Trump ainda não tenha tomado alguma atitude mais enfática sobre a lei de segurança nacional, recentemente, o tema provou reações de ambas as potências. Na semana passada, o governo americano restringiu a entrada de autoridades chinesas responsáveis por “minar as liberdades de Hong Kong”. Em resposta, a China também restringiu vistos de americanos acusados de “conduta ofensiva” sobre temas relacionados à ex-colônia britânica.

“O mercado está preocupado se isso vai ter algum impacto sobre a primeira fase do acordo comercial, firmada no início do ano”, afirmou William Teixeira, diretor de renda variável da Messem Investimentos.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Mercado, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu