Ibovespa fecha em queda e encerra maior sequência de altas desde 2018

A bolsa brasileira fechou em queda, nesta terça-feira, 9, interrompendo a maior sequência de altas desde fevereiro de 2018, quando subiu por nove pregões consecutivos. Dessa vez, o tom positivo permaneceu por sete pregões seguidos, mas foi o suficiente para que os investidores dessem uma pausa para realização de lucros. Com isso, o Ibovespa, principal índice de ações, encerrou em queda de 0,91%, em 96.746,55 pontos.

O movimento de queda acompanhou o das principais bolsas de valores do mundo. Nos Estados Unidos, o S&P 500 caiu 0,78%, após ter zerado as perdas do ano no pregão anterior. Na Europa, o tom também foi negativo, com o índice pan-europeu encerrando em queda de 1,22%. Ainda assim, o índice da bolsa americana Nasdaq, com maior participação de empresas de tecnologia, voltou a bater a máxima histórica nesta terça, subindo 0,29%.

Mas o forte movimento de alta tem feito investidores se questionarem sobre se há sustentação para tanto otimismo.

Gustavo Bertotti, economista da Messem Investimentos, acredita que as últimas valorizações da bolsa estiveram “descoladas da realidade econômica”. “Acho que foi um clima de bastante euforia, com uma migração para ativos de maior risco, como companhias aéreas. Hoje teve uma mistura de realização com correção e cautela”, disse.

Em meio à sequência de altas da bolsa, as ações da Gol e da Azul, que tiveram voos interrompidos devido ao risco de transmissão do coronavírus, chegaram a dobrar de valor em menos de duas semanas. No pregão de hoje, os papéis de ambas as companhias figuraram entre as maiores perdas, com desvalorizações superiores a 5%.

Os papéis da agência de turismo CVC, também bastante impactada pela doença, apresentou forte valorização nos últimos dias, chegando a subir mais de 45% na semana anterior. Nesta sessão, os investidores compraram ainda mais ações da CVC, que teve alta de 4,38% na bolsa.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Mercado, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu