Ibovespa perde força após Guedes falar em colapso da economia

A bolsa brasileira sobe, nesta quinta-feira, 7, em linha com o cenário internacional, após a China ter apresentado dados positivos sobre seu comércio exterior e o número de pedidos de auxílio desemprego ter voltado a cair nos Estados Unidos. Pela manhã, no entanto, o principal índice da bolsa chegou a operar no terreno negativo, com a preocupação sobre a instabilidade política e os impactos do coronavírus no Brasil. Às 14h16, o Ibovespa subia 0,16% e marcava 79.150,23 pontos. 

Nesta manhã, o ministro da Economia, Paulo Guedes, aumentou a preocupação dos investidores ao dizer que “a economia está começando a colapsar” devido ao coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já tem 125.218 casos confirmados e 8.536 mortes. Especialistas já estimam que o país seja o novo epicentro da epidemia, considerando a baixa taxa de testagem.

“Os estados já estão decretando lockdown. Isso é muito ruim para a economia. Esperava-se que voltar ao normal entre maio e junho. Mas as expectativas serão frustradas, afirmou Gabriel Ribeiro, analista da Necton Investimentos.

Segundo Ribeiro, também voltou a ser sondado no mercado a possibilidade de Paulo Guedes deixar o governo. Os “pequenos boatos” tem como base o recente discurso do líder do governo Major Vitor Hugo, que disse que o próprio presidente Jair Bolsonaro que havia pedido para tirar o congelamento dos salários do funcionalismo do pacote de auxílio aos estados. O congelamento foi a única contrapartida pedido pelo ministro Guedes.

Por outro lado,  a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) pressiona as ações para cima. Ontem, o Copom optou por um corte mais agressivo do que o esperado, reduzindo a taxa básica de juros em 75 pontos base, para 3% ao ano. A expectativa média era de um corte de 50 pontos base. 

O corte de juros, embora enfraqueça a moeda local, tende a fortalecer a bolsa de valores, já que o custo de capital fica mais barato. Além disso, Alvaro Bandeira, economista-chefe, do banco digital modalmais, destaca que a medida também pode tornar a bolsa brasileira mais atrativa para o investidor estrangeiro. “A decisão do Copom está fazendo o dólar esticar bem, isso torna as ações brasileiras mais atrativas”, disse.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Mercado, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu