Ibovespa retoma os 97 mil com estímulos e negociação entre China e EUA

A bolsa brasileira fechou em alta pelo quarto pregão consecutivo, nesta sexta-feira,19, amparada pela expectativa de que a “fase 1” do acordo comercial entre China e Estados Unidos seja cumprida e com a possibilidades de novos estímulos europeus no radar. O Ibovespa, principal índice de ações subiu 0,46% e encerrou em 96.572,10 pontos.

Mais cedo, o índice chegou a superar os 97.000 pontos, mas perdeu força, após os estados americanos de Flórida e Arizona voltarem a registrar recordes de casos diários de coronavírus. Em meio ao aumento do número de infectados, a Apple ordenou o fechamento de algumas lojas nos Estados Unidos, o que também ajudou a pressionar os índices americanos. Por lá, o S&P 500 fechou em queda de 0,56%.

“O aumento de casos em estados que fizeram uma flexibilização gera toda uma dúvida sobre a possibilidade de uma segunda onda. Mas as notícias positivas da madrugada se sobrepuseram”, disse Gustavo Bertotti, economista da Messem Investimentos.

Após a reunião com o representante do governo chinês, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou, no Twitter, que a China se comprometeu a honrar o acordo comercial selado no início do ano. Segundo a Bloomberg, a China deve acelerar a compra de produtos agrícolas, como milho, soja e etanol, para concluir os objetivos do acordo. Nos quatro primeiros meses do ano, a China só havia cumprido 13% da meta de compras estabelecida no acordo.

Para analistas da EXAME Research, a notícia é positiva e aumenta o apetite a risco dos investidores, já que ajuda, pelo menos no curto prazo, a reduzir a possibilidade de um rompimento comercial entre as duas potências. Na véspera, o presidente Donald Trump falou sobre “cortar todas as pontes com a China.”

O mercado também repercutiu positivamente o fundo de recuperação da União Europeia de 750 bilhões de euros. A medida é apoiada pela chanceler alemã, Angela Merkel, que deseja que o estímulo saia do papel até o fim de julho, com o intuito de aliviar os efeitos econômicos da pandemia. Contudo, o pacote de recuperação ainda precisa ser discutido no Conselho Europeu.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Mercado, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu