Leilão de trecho da ferrovia Oeste-Leste será realizado nesta quinta

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia. 

O primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Ilhéus e Caetité, na Bahia, será leiloado nesta quinta-feira, 8, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), no segundo dia da Infra Week. A concessão deve garantir 3,3 bilhões de reais em investimentos. Desse valor, 1,6 bilhão de reais serão usados para concluir as obras na região.

A Fiol começou a ser construída em 2010, mas, até agora, cerca de 75% das obras da ferrovia estão prontas. A empresa vencedora do leilão vai assumir a parte que falta. O trecho, de 537 quilômetros de extensão, é um importante corredor logístico de escoamento de minério de ferro e grãos no estado.

A empresa vencedora poderá administrar a área pelos próximos 35 anos, segundo o edital da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)A expectativa do Ministério da Infraestrutura é de que o trecho comece a operar em 2025, com transporte de mais de 18 milhões de toneladas de carga. Em 2035, a capacidade deve chegar a 50 milhões de toneladas.

O trecho começará as operações com 16 locomotivas e mais de 1,4 mil vagões, segundo o ministério. 1,1 mil deles será para escoamento de minério de ferro. Em dez anos, o governo espera que a operação passe a contar com 34 locomotivas e 2,6 mil vagões.

O leilão da Fiol deve ser diferente do desta quarta-feira, que garantiu a concessão de 22 aeroportos à iniciativa privada por 30 anos, com mais de um lance em cada bloco. No caso do trecho da ferrovia, o mais provável é que a única empresa interessada seja a Bahia Mineração (Bamin), que pretende investir no trecho para facilitar o escoamento de 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. A companhia é responsável pelo Porto Sul, em Ilhéus.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu