Locações comerciais cresceram 22% em Curitiba

Locações comerciais cresceram 22% em Curitiba

Em Curitiba a locação de imóveis comerciais teve o melhor resultado registrado desde 2012. O aumento foi de 22,1% no mês de setembro, em comparação com o resultado de agosto. Os dados são de um levantamento do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Sistema Secovi-PR.

No 3º trimestre de 2020, o volume de imóveis negociados é 12,2% maior que o registrado no 3º trimestre de 2019 e 124,5% maior do que o conferido no 2º trimestre de 2020.

De acordo com o presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR, Jean Michel Galiano, o aumento consecutivo no volume das locações comerciais é um bom sinal de recuperação econômica, principalmente neste período de crise, causada pela pandemia da Covid-19. Segundo ele este crescimento não era esperado.

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), utilizado para reajustar os valores dos contratos de locação anualmente, mantinha-se em estabilidade, mas nos últimos meses disparou e apenas na variação do último mês apresentou um aumento de 4,34%.

Para Jean Michel Galiano a pesquisa mostra que o índice de desocupação comercial também reforça essa argumentação. Em setembro, o estudo apresentou uma queda da ordem de 26% em relação ao mês de agosto. Ele ressalta que o papel das imobiliárias nesse momento será o de mediação, para manter o equilíbrio nas relações.

Repórter Grasiani Jacomini

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu